Como ensinar inglês utilizando o método de Resposta Física Total (TPR)

Escrito por jonathan rigden | Traduzido por césar campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar inglês utilizando o método de Resposta Física Total (TPR)
As áreas de lazer ao ar livre são os melhores lugares para executar o TPR, devido à liberdade que o espaço externo proporciona (on the playground image by Frenk_Danielle Kaufmann from Fotolia.com)

Ensinar inglês pode ser intimidante, principalmente se você não conhece o idioma dos seus alunos. Há muitas atividades que requerem pouca comunicação, mas ao mesmo tempo podem ensinar conceitos básicos de forma divertida e envolvente. Resposta Física Total ou TPR é um método de ensino de inglês que envolve movimento cinestésico em resposta aos comandos diretos. O TPR é particularmente útil para estudantes de inglês iniciantes ou crianças, podendo ser utilizado em vários ambientes.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Ensine comandos diretos. Esse é o exemplo mais simples de Resposta Física Total. Os comandos como "levantar", "sentar" e "andar até a porta" podem ser usados na maioria das salas de aula e por grupos de qualquer faixa etária, independentemente da aptidão. Essencialmente, o professor precisa imitar a atividade ao dar o comando e indicar que os alunos devem fazer o mesmo. Os movimentos da mão (por exemplo, realizar um movimento crescente enquanto instrui os alunos a ficar de pé) também podem ser úteis para prestar esclarecimentos.

    Como ensinar inglês utilizando o método de Resposta Física Total (TPR)
    Ensinar a classe a fazer poses engraçadas pode relaxá-la para um posterior debate (stand up image by J-F Perigois from Fotolia.com)
  2. 2

    Dê movimento cinestésico ao vocabulário. Embora seja provavelmente óbvio que você possa utilizar o TPR para ensinar "executando" ao fazer com que os alunos desempenhem no local, também é possível ensinar verbos de modo não convencional, usando a imaginação. Por exemplo, você pode ilustrar um voo fazendo com que os alunos estiquem os braços e façam o som de uma aeronave. Um módulo inteiro sobre carros pode ser utilizado com os alunos no "banco do motorista" fazendo sinais de seta, de mudança de marcha e acionando os freios quando necessário.

    Como ensinar inglês utilizando o método de Resposta Física Total (TPR)
    Uma aula sobre automóveis é perfeita para o TPR (driving 4 image by Andrzej Borowicz from Fotolia.com)
  3. 3

    Ajuste as técnicas de acordo com o progresso dos alunos. Ninguém quer levantar-se e sentar-se o tempo todo. Conforme a habilidade dos estudantes aumenta, as Respostas Físicas tornam-se mais complexas. Muitos professores incluem esquetes de interpretação de personagens quando os estudantes já dominaram os princípios da gramática e da sintaxe. Você pode fazer com que eles encenem a compra de itens na loja, ir ao banco, ser parado pela polícia por excesso de velocidade ou qualquer outra atividade em que estejam interessados.

    Como ensinar inglês utilizando o método de Resposta Física Total (TPR)
    Fazê-los atuar na frente dos colegas de classe pode proporcionar alguns exemplos bem humorados para lições futuras (Poet quoting Shakespeare. Isolated on white. image by diter from Fotolia.com)

Dicas & Advertências

  • Não use apenas o TPR. Até os estudantes mais agitados ficam entediados com esse método depois de um tempo. Em vez disso, interrompa-o em várias fases do ano letivo para proporcionar frescor e entusiasmo.
  • Esteja ciente do espaço de sala de aula. Devido à restrição de espaço, nem todas as salas de aula são propícias ao TPR. Seja criativo e tenha imaginação fértil nestes ambientes, e pense nas respostas que os estudantes podem executar em suas mesas. Além disso, nem todas as culturas acharão esse estilo de aprendizagem confortável. Preste muita atenção como seus alunos respondem a isso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível