Como ensinar mapas para crianças

Escrito por maria o'brien | Traduzido por kelly isayama
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Como ensinar mapas para crianças
Mapa antigo

Ensinar mapas para crianças pode ser divertido, uma traquinagem aventureira através da literatura, história, geografia, música, moda, cultura e outros. Independentemente dos interesses das crianças, existem modos de usar mapas para incentivar o aprendizado e usar os interesses específicos dos pequenos para estimular o desejo de aprender a ler e usar mapas. Há vários conceitos básicos que precisam ser ensinados: localização, direção, símbolos, escala e distância.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

    Começando

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    Junte seus materiais. Você precisará de mapas, um atlas, um globo, papel quadriculado, papel comum, canetas, gizes de cera, canetas hidrocor, uma régua e uma fita métrica. Um rolo de papel de jornal também pode ser útil.

  2. 2

    Pegue mapas de agências de viagens, embaixadas estrangeiras, polícia estadual ou outros escritórios governamentais e de revistas da National Geographic. Mapas locais podem ser obtidos na câmara de comércio e escritórios imobiliários.

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    Deixe que as crianças te vejam usando mapas regularmente em suas outras aulas ou trabalho. Se, em ciências, a aula é sobre ursos pandas, vá até o globo e mostre onde esses animais podem ser encontrados. Do mesmo modo, se você estiver estudando os números romanos ou falando sobre numerais arábicos, vá ao globo e mostre onde esses conceitos foram inventados. Apreciar a utilidade dos mapas e globos irá encorajar as crianças a aprender.

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    Use mapas quando for discutir viagens de estudo de campo, seu caminho de ida e volta da escola e também os das crianças, a localização da escola, da cidade e do estado.

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    Comece as lições formais de leitura de mapa depois que a base for introduzida, como citado acima.

    Aulas

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    Ensine o conceito de localização. Com crianças mais novas, isso começa com a memorização de seus endereços. Use um mapa para mostrá-los onde ficam suas casas, a escola, a cidade, o estado e o país.

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    Coloque cartazes nas paredes da sala de aula, mostrando as direções da bússola e use os termos sempre que possível durante as aulas (por exemplo, "a(o) presidente vive no Palácio da Alvorada, na cidade de Brasília, no Distrito Federal, na região Centro-Oeste do país").

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    Faça as crianças produzirem um mapa em escala da sala de aula em papel quadriculado. Ensine e use símbolos que representem os vários objetos que estão nela. Relacione a escala a outros mapas que você tiver. Um modo divertido de ilustrar a mudança escalar é desenhando alguma coisa num balão parcialmente cheio, para então enchê-lo mais ainda. As crianças devem ver todas as partes do desenho se expandindo.

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    Faça as crianças colocarem símbolos num mapa da vizinhança, mostrando a agência dos correios, bancos, mercearias, igrejas, parques e outros lugares que elas reconhecerão. Depois que todos entenderem o conceito de símbolos representando lugares, apresente os símbolos de características geográficas, como montanhas, lagos e rios. Faça-os comparar os vários símbolos usados por diferentes fabricantes de mapas.

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    Atribua, como tarefa de casa, achar e marcar em um mapa vários locais que eles encontrarem em livros ou programas que eles assistirem em casa. Eles podem contar rapidamente quais lugares eles encontraram e o porquê. Isso vai entusiasmar as outras crianças pela variedade de locais e conexões com os mapas. Elas também irão competir para ver quem conseguiu encontrar o lugar mais estranho ou desconhecido. Uma das crianças pode achar um lugar mencionado numa música que ela ouviu no rádio ou na TV, enquanto outra pode mostrar onde trabalham os melhores desenhistas de moda.

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    Pratique muitos jogos de geografia e mapas. Um jogo simples é fazer as crianças competirem para ver quem consegue encontrar uma determinada cidade ou símbolo num mapa ou globo. Involva mais as crianças deixando-os gritarem os lugares encontrados. Dê a cada criança um esboço do mapa do Brasil e faça-as pintar cada estado com o qual elas puderem encontrar uma relação na sala de aula (por exemplo, uma criança nasceu em Pernambuco, os hamsters da gaiola vieram de Minas Gerais e assim por diante).

Dicas & Advertências

  • Faça as crianças planejarem as férias. Instrua-as a usar os mapas para localizar os destinos e planejar uma rota.

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