on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como ensinar medidas de volumes de líquidos para alunos da 3ª série

Atualizado em 16 fevereiro, 2017

Descobrir a capacidade e volume são habilidades matemáticas introduzidas no jardim de infância e ensinadas em outras séries com níveis maiores de complexidade. Na 3ª série, os estudantes aprendem sobre a capacidade ao participarem de atividades com a mão na massa em pequenos grupos, nos quais precisam calcular e comparar as capacidades de vários recipientes. Eles também aprendem fórmulas de conversão por experimentação prática.

Instruções

Os alunos da 3ª série aprendem a calcular e comparar as capacidades de recipientes (Ableimages/Digital Vision/Getty Images)
  1. Reforce as fórmulas de capacidade por apresentações visuais. Muitos alunos memorizam-nas, mas outros precisam de lembretes frequentes. Para revisar a capacidade do líquido, faça um "L" gigante no quadro ou em um pedaço de papel gráfico. Em torno dessa letra, desenhe quatro "Q" para 1/4 (cada); depois dois "M" de meio litro (1/2 L) e dois "C" para copos e escreva "250 ml" em cada um dos "C". Isso ajudará as crianças a lembrarem que quatro quartos é igual a 1 L, 1/4 é igual a 250 ml, que é igual a um copo, meio litro é 500 ml, referente a dois copos.

    Loading...
  2. Construa tabelas de conversão na sala de aula para que os estudantes possam demonstrar a capacidade de vários recipientes. Alguns sites têm instruções passo a passo para fazer tabelas para registrar resultados das demonstrações de capacidade, usando os sistemas de medidas métricas. Os alunos podem fazer essas tabelas em pares e comparar os resultados de suas descobertas após encherem copos de medidas ou recipientes de vários tamanhos.

  3. Ensine sobre a capacidade com um experimento prático sobre capacidade líquida envolvendo atividades simples e interativas nas quais todos podem participar e praticar as habilidades de conversão. Peça para as crianças despejarem o suco contido no recipiente de um 1 L dentro dos copos, dos recipientes de 1/2 L ou 1/4 L para calcular o número necessário para comportar toda a unidade medida.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...