Como ensinar Microsoft Word para crianças

Escrito por carl hose | Traduzido por diego feijo cabral silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O Microsoft Word é um processador de texto amplamente utilizado. Em qualquer atividade que você faça no computador, são grandes as chances de encontrar algum documento criado por este programa. O Word é usado nas empresas, na grade curricular de muitas faculdades e até mesmo em algumas escolas primárias. Fazer com que os seus filhos acostumem-se com o Word desde cedo é uma boa ideia e será muito útil para eles no futuro, provavelmente mais cedo do que você imagina.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Comece com algo simples. Faça a sua criança abrir o Word, ir até o menu "Arquivo" e clicar em "Novo;" ela terá um documento em branco. Mostre os princípios básicos de digitação no teclado do computador: como fazer letras maiúsculas e colocar espaços, por exemplo. Ensine como utilizar a tecla tab para o ajuste da margem. A criança não precisa receber uma enxurrada de informações. Ela só precisa daquilo que é necessário para criar uma história digitada corretamente. Continue na página padrão do Word por enquanto.

  2. 2

    Peça para a sua criança escrever uma história curta, de apenas meia página. Ela irá adorar este projeto que, além de divertido, também irá ajudá-la a acostumar-se com os elementos de escrita básicos. Quando a história estiver completa, mostre como salvar o documento, além de recomendar que ela o faça regularmente enquanto escreve para que nenhum projeto seja perdido.

  3. 3

    A seguir, apresente à sua criança a função de formatação da fonte. Mostre como alterar o tipo, o tamanho e a cor da fonte do título da história. Você pode baixar muitas fontes gratuitamente na internet que a sua criança irá adorar (ver em Recursos). Além de se divertir muito testando vários tipos diferentes, ela continuará interessada em aprender.

  4. 4

    Ensine à sua criança como inserir figuras nos documentos através do menu "Inserir." Deixe-a inserir diferentes figuras para ajudar a ilustrar a sua nova história. A exemplo das fontes, isto também manterá a sua criança interessada.

  5. 5

    Faça uso de dicas, truques e projetos online para fazer com que a sua criança utilize o Word regularmente (ver em Recursos). Quanto mais divertido você deixar o Word, mais ela irá querer utilizá-lo. Não tardará muito para que ela esteja explorando as funções sozinha e trabalhando no Word constantemente.

Dicas & Advertências

  • Se possível, não ensine o Word 2007, principalmente a crianças que nunca utilizaram um processador de textos antes. O Word 2007 é totalmente diferente das versões anteriores e não se assemelha a nenhum outro tipo de software no mercado. Ao invés das barras de ferramentas, esta versão utiliza o que a Microsoft chama de "Faixa de Opções," saindo completamente do padrão visual da maioria dos programas. As crianças irão assimilar mais facilmente a interface de uma versão mais antiga do Word, como o 2003, pois ele é mais parecido com a estrutura da interface de outros programas com os quais elas possam estar familiarizadas.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível