×
Loading ...

Como ensinar mitologia grega a alunos do ensino médio

Atualizado em 17 abril, 2017

É importante aprender sobre a mitologia grega, pois a sociedade grega antiga até hoje influencia as civilizações ocidentais modernas. Os gregos tinham lendas e heróis para entretê-los, tal como temos heróis populares de livros, filmes e televisão, que muitas vezes são inspirados em mitos gregos ou relacionados a eles, como a Ilíada ou a Odisseia de Homero. O ensino da mitologia grega requer planos de aula claros, bem como uma visão geral sobre o tema para que os alunos saibam reconhecer e definir certos mitos.

Instruções

O ensino da mitologia grega aos alunos do ensino médio também envolve as lendas no mundo de hoje (greek god image by Roberto of Tanglewood from Fotolia.com)

    Introdução

  1. Inicie a aula com uma leitura sobre a Grécia Antiga e uma explicação sobre a mitologia. Os alunos devem aprender o que significa mitologia, por que os gregos contavam mitos, o enredo da Ilíada e da Odisseia de Homero e as fábulas de Esopo. A maneira como essas histórias estão relacionadas à sociedade grega é um elo importante para a compreensão dos alunos.

    Loading...
  2. Apresente contos e vídeos curtos que narrem mitos gregos populares. Uma história popular é a da criação do mundo. Se houver uma videoteca em sua escola, verifique se há vídeos que possam ser úteis.

  3. Faça perguntas a seus alunos durante a leitura e apresentação do vídeo, tais como quais são as lições de moral em cada um ou quais heróis nos fazem lembrar de pessoas em nossas vidas hoje em dia. Aumente o interesse dos alunos pelo assunto oferecendo suas próprias idéias e seja sincero com suas respostas às perguntas deles.

    Plano de aula

  1. Divida os alunos em grupos para fazer um trabalho. Peça para apresentarem momentos diferentes da linha do tempo grega da criação do mundo. Enquanto os alunos apresentam, avalie seus conhecimentos, sua compreensão e a clareza da apresentação.

  2. Atribua a cada aluno um personagem mitológico grego para representar em uma apresentação oral ou deixe-os escolher a partir de uma lista. Eles devem representar personagens como Zeus, Medusa, Calipso, Ulisses, Ícaro, entre muitas outras possibilidades. Os alunos podem desenvolver o personagem, escrever um texto sobre o tema, e, em seguida, apresentar sua história para a classe. Os outros alunos também podem "entrevistar" o personagem representado.

  3. Comece a aula com uma apresentação de PowerPoint. Na abertura dos slides, mostre aos alunos imagens de personagens da mitologia de hoje, como Harry Potter, Homem-Aranha, Batman e outros heróis populares. Compare-os com os heróis da mitologia grega antiga. Apresente fotos de construções antigas na Grécia, como o Panteão, que foram muito influenciadas pela mitologia. Discuta como as construções atuais representam mitos mais populares da atualidade, tais como parques temáticos como a Universal ou a Disney, que usam o Homem-Aranha ou Hércules como ícones heroicos de suas atrações.

  4. Crie 24 a 36 (dependendo do tamanho da turma) cartões laminados de cores diferentes para cada aluno, com metade deles mostrando os nomes de deuses e heróis gregos e a outra metade com informações sobre eles. Com as cores combinando, os alunos devem encontrar a outra metade. Em seguida, o par de alunos deve pesquisar mais e fazer uma apresentação sobre seu personagem mitológico.

Loading...

Aviso

  • Tenha cuidado com os mitos que você escolher, pois muitos envolvem temas explícitos acerca da sexualidade.

O que você precisa

  • Livros de história da Grécia Antiga
  • Vídeos
  • Planilhas
  • Cartões laminados
  • Obras
  • Fotos e imagens associadas à mitologia

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...