Como ensinar multiplicação e divisão a um aluno do quarto ano

Escrito por a.n. pike | Traduzido por luiz neves
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Como ensinar multiplicação e divisão a um aluno do quarto ano
Matemática não é fácil para todas as crianças (Creatas/Creatas/Getty Images)

O aprendizado da matemática costuma ser desanimador. Muitas crianças começam a aprender multiplicação e divisão no terceiro ano. Entretanto, nem todas elas aprendem nesse período. Ao entrar no quarto ano, um aluno deve entender multiplicação e divisão para passar para os próximos níveis. Para estudantes que realmente têm problemas com matemática, técnicas complementares dentro e fora da sala de aula são a única forma de garantir que eles aprendam divisão e multiplicação.

Nível de dificuldade:
Moderado

O que você precisa?

  • Papel
  • Lápis
  • 3 figuras de ação
  • Um pacote de doces

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Ajude a criança a entender o significado da multiplicação e da divisão. Para que a criança entenda completamente como utilizar essas operações, ela deve entender o funcionamento. A multiplicação é apenas uma adição repetida. Explique que a multiplicação é uma forma mais rápida de somar números. A divisão é uma subtração repetida, sendo uma forma mais rápida de realizar essa operação.

  2. 2

    Apresente a multiplicação e a divisão separadamente. Elas são o primeiro passo após a adição e a subtração. Apresentar essas operações separadamente garante que a criança fique mais confortável com cada uma delas. Isso também garante que ela consiga focar e aprender corretamente as duas partes.

  3. 3

    Seja repetitivo. Dê alguns problemas de multiplicação e divisão para a criança resolver. Deixe que ela trabalhe sozinha. Ao apresentar mais problemas, continue mostrando os antigos. Por exemplo, após dar uma nova lista de exercícios, coloque alguns problemas antigos na lista, juntamente com os novos. Isso faz com que os problemas fiquem na cabeça do aluno. Questões repetitivas deixam os estudantes familiarizados, funcionando como um gatilho para o cérebro. Ao ver a questão com a qual está familiarizada, a criança lembrará como resolvê-la e aplicará o método em exercícios novos.

  4. 4

    Use recursos visuais. Recursos simples de multiplicação e divisão ajudam as crianças a aprenderem cada parte. Por exemplo, coloque três figuras de ação na frente da criança. Peça para que ela coloque dois doces na frente de cada figura. Peça para que ela conte os doces. Explique a ela que dois mais dois mais dois é igual a seis. Escreva a equação em um pedaço de papel. Explique que duas vezes três — a soma dos três grupos de dois — também é seis. Escreva essa equação embaixo da anterior. Use recursos visuais com frequência para ajudar as crianças a entender equações escritas. Repita o processo para a divisão.

  5. 5

    Acrescente a matemática mental. Quando o aluno conseguir responder questões de multiplicação e divisão com o uso de recursos visuais e repetição, comece a utilizar a matemática mental. Por exemplo, faça uma pergunta à criança como por exemplo: "Se eu tenho três biscoitos e dou três biscoitos a mais duas pessoas, quantos biscoitos temos no total?". Depois disso, pergunte qual seria o problema de multiplicação nessa situação e peça para que o aluno responda a equação. Não deixe que ele anote o problema para resolvê-lo.

Dicas & Advertências

  • Vá devagar. Cada criança aprende em uma velocidade diferente. Algumas levam mais tempo que outras para aprender multiplicação e divisão. A prática constante vai garantir que ela entenda cada uma dessas partes. Ensine presencialmente sempre que possível.
  • Nunca force uma criança a seguir em frente em um assunto de matemática sem que tenha compreendido completamente o tema anterior. Uma lição não aprendida corretamente só vai dificultar o entendimento.
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