Como ensinar notas musicais para crianças

Escrito por carl hose | Traduzido por reinaldo pereira elisei
Como ensinar notas musicais para crianças
Uma colcheia (music note image by Nataliya Galkina from Fotolia.com)

Ensinar crianças a ler notas musicais não é tão difícil quanto parece. Quanto mais cedo iniciar o aprendizado das notas, maiores chances de sucesso. Existem várias maneiras de iniciar a educação musical de seu filho, incluindo estudar as notas musicais e a duração das mesmas e praticar piano ou flauta doce. Ao usar um ou mais destes métodos, pode-se ensinar às crianças a ler notas musicais desde cedo e aumentar as chances de que aprendam a apreciar música quando se tornarem adultos.

Instruções

  1. 1

    Apresente à criança as notas musicais e sua posição na pauta. Use folhas pautadas em branco para reforçar a informação. Uma pauta musical consiste de cinco linhas e quatro espaços, cada um representa uma nota. Na clave de sol, as linhas na pauta são mi-sol-si-re; os espaços são fá-lá-do-mi. Pratique para que as notas sejam aprendidas.

  2. 2

    Desenhe os elementos da música, um por vez. Explique-os para a criança conforme você avança. Explique a clave de sol em termos simples, compare com a clave de fá. A primeira é para instrumentos agudos. A segunda é para os de som grave. Use um piano para demonstrar a diferença de altura para a criança.

  3. 3

    Desenhe quatro compassos em um papel pautado. Coloque uma semibreve no primeiro, duas mínimas no segundo, quatro semínimas no terceiro e oito colcheias no quarto compasso.

  4. 4

    Demonstre o ritmo com os quatro compassos que você desenhou ao bater o ritmo. Bata no primeiro tempo da semibreve e segure até contar quatro. Bata no primeiro tempo da mínima e segure até contar dois, depois bata no terceiro tempo (o primeiro da secunda mínima) e segure por dois tempos. Para as semínimas, bata uma vez para cada nota. Para as colcheias, bata duas vezes para cada tempo (e diga "um e, dois e," etc). Fazer com que a criança escute o ritmo é frequentemente melhor do que ensinar como ele é determinado.

  5. 5

    Dê a seu filho a oportunidade de praticar as habilidades que ensinou. Dê um pedaço de papel em branco e faça com que escreva as notas que você ensinou. Peça para escrever o nome de cada uma que é colocada na pauta. Fazer com que escreva as informações que foram ensinadas ajuda a reforçar a lição.

  6. 6

    Escolha um instrumento simples para seu filho praticar a leitura das notas. Uma flauta doce é um dos instrumentos mais fáceis de tocar e é barato. Tudo que é necessário é um mapa de dedilhado para mostrar à criança as notas na flauta e onde encontrar as notas na partitura. Pode-se achar este mapa de dedilhado na internet e sem custo.

  7. 7

    Ensine a tocar musicas simples usando a leitura inicial das notas com as quais começou a lição. Pode-se achar música fácil e sem custo para flauta doce que usam estas notas na internet. Deixar que a criança use o que aprendeu é uma maneira efetiva de melhorar as habilidades.

O que você precisa?

  • Livro básico de introdução à música
  • Papel pautado
  • Lápis
  • Flauta doce
  • Mapa de dedilhado de flauta doce

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível