×
Loading ...

Como ensinar números ordinais ao jardim de infância

Atualizado em 17 abril, 2017

Ensinar os números ordinais e as suas posições para os alunos do jardim de infância pode ser um desafio já que a maioria ainda há pouco dominaram a contagem e os números. As crianças jovens aprendem melhor quando são capazes de se moverem e as informações apresentadas forem relevantes para suas vidas e interesses. Ao ensinar os números ordinais, proporcione aos alunos a oportunidade de jogarem e fazerem atividades para reforçar os conceitos, pois essas práticas melhoram a compreensão.

Instruções

As posições e os números ordinais explicam a posição ou um lugar onde alguma coisa se encontra em uma linha ou em uma corrida (Comstock/Comstock/Getty Images)

    Ensinando posições ordinais

  1. Coloque cinco objetos sobre a carteira ou mesa. Peça às crianças que digam qual item é o primeiro na linha, qual é o segundo e assim por diante. Além disso, peça-lhes que digam qual a posição de cada item. Por exemplo, pergunte "Qual a posição do giz?". Incentive as crianças a usarem palavras de posição ordinal em vez dos números. É melhor trabalhar em pequenos grupos de três ou cinco objetos até que os alunos dominem o vocabulário da posição ordinal.

    Loading...
  2. Divida os alunos em grupos de cinco componentes. Certifique-se de que os grupos estejam de pé em linha reta com cada aluno diretamente atrás de outro. Dê a cada criança na fila uma posição ordinal e peça-lhes que lembrem da posição. Jogue "Capture a Bandeira" com os alunos colocando um objeto cerca de 45 metros de distância de onde eles estão alinhados. Assim que as crianças estiverem prontas, grite uma posição ordinal e peça à criança que se encontre nessa posição para correr ao objeto e tentar "capturar a bandeira".

  3. Use posições ordinais ao perguntar às crianças para recordarem detalhes sobre os livros que já leram. Por exemplo, leia um livro de história simples para os alunos, como "Onde Vivem os Monstros" de Maurice Sendak. Dê às crianças cinco pedaços de papel de construção e identifique cada um com números ordinais. Peça-lhes que recordem das cinco primeiras coisas que aconteceram na história e desenhem uma figura ou escrevam uma frase em cada página para explicar o que aconteceu primeiro, segundo, terceiro e assim por diante.

  4. Crie varetas com números ordinais utilizando palitos de picolé e papel de construção. Recorte um número de papel colorido e coloque-o em um palito de picolé. Distribua os números para os alunos. Diga as posições ordinais para as crianças e peça-lhes que se alinhem em ordem assim que a sua posição for chamada. Essa atividade ajudará as crianças a traçarem um paralelo entre os números e as posições ordinais.

Loading...

O que você precisa

  • Cinco objetos escolares
  • Papel de construção
  • Giz de cera
  • Palitos de picolé
  • Tesouras

Referências

Loading ...
Loading ...