Como ensinar as partes do corpo para crianças

Escrito por juliana bragança
Como ensinar as partes do corpo para crianças
A presença dos pais no aprendizado e no momento de diversão colabora para o desenvolvimento da criança (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Uma fase muito gostosa durante o crescimento das crianças é quando elas começam a aprender as partes do corpo humano. Isso porque, além de desenvolver o raciocínio, a atividade é divertida e o pequeno solta gargalhadas maravilhosas. Existem diversos métodos para ensinar partes do corpo para crianças e todos são muito agradáveis e com certeza elas gostarão, pois nessa época tudo é novidade. Veja aqui algumas sugestões para ensinar as partes do corpo para crianças.

Músicas

Tanto para os adultos quanto para as crianças, a música é uma forma bem didática para o aprendizado. Crianças gostam de ouvir os adultos cantando e com o tempo passam a imitá-los. Para ensinar as partes do corpo existem muitas canções, a maioria com gestos. Quem nunca ouviu "Cabeça, ombro, joelho e pé"?As músicas são uma boa opção, por serem repetitivas, e por isso a criança aprende rapidamente as partes do corpo e onde elas estão.

Como ensinar as partes do corpo para crianças
Cantar com os filhos estreia a relação com os pais (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Livros

Os livros trazem desenhos próprios para crianças e ajudam a desenvolver o lado cognitivo. Eles chamam a atenção por serem coloridos e por, na maioria das vezes, trazer imagens de crianças, o que gera maior identificação com o conteúdo. Os pequenos amam ler o mesmo livro várias vezes e até mesmo decorar histórias, então ensinar as partes do corpo humano com um livro é bem simples. O adulto precisa apenas ler e apontar para o livro e para a parte do corpo da criança. Aos poucos, ela será capaz de fazer o mesmo processo sozinha.

Como ensinar as partes do corpo para crianças
Criar o hábito de leitura é importante para o desenvolvimento mental e cultural dos filhos (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

Atividades

Existem inúmeras atividades para as crianças aprenderem as partes do corpo. Pode ser para pintar determinado membro, ligar peças de roupa ao local que a vestimos, desenhar o que falta no rosto da figura ou apontar o que está de errado no desenho. Essas atividades são mais comuns nas escolas, mas podem tranquilamente ser aplicadas em casa.

Como ensinar as partes do corpo para crianças
É de grande valor o estímulo dos pais para a criança realizar atividades em casa (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Gestos

A maneira mais comum e também muito eficiente é ensinar através dos gestos. Apenas falando o nome da parte do corpo e apontando, a criança começa a aprender. Por exemplo, aponte para o seu pé e diga "meu pé", depois aponte para o pé da criança e diga "pé da Raquel". Ao fazer isso repetidamente e com as demais partes do corpo, a criança passa a identificar sozinha o que está sendo apontado com o dedo do adulto. Ou, ainda mais, é capaz de fazer a mesma brincadeira com outra pessoa.

Como ensinar as partes do corpo para crianças
Crianças amam aprender com gestos, pois elas podem imitar o adulto (Kane Skennar/Digital Vision/Getty Images)

Brinquedos

Os brinquedos são muito atrativos, porém alguns têm um grau maior de dificuldade. Esse é o caso do quebra-cabeça do corpo humano, que é destinado para crianças de maior idade. Além do quebra-cabeça, existem outros brinquedos para ensinar as partes do corpo, eles normalmente associam um objeto à parte do corpo a que ele pertence.

Como ensinar as partes do corpo para crianças
Os quebra-cabeças são um pouco mais complicados, por isso as crianças podem precisar da ajuda dos pais (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível