×
Loading ...

Como ensinar seu periquito a subir em seu dedo

Atualizado em 24 março, 2017

Se você tem um periquito de estimação, já deve ter percebido que tem um inteligente e sofisticado animal em casa. Criar esse pássaro é uma grande responsabilidade e não é uma tarefa para um dono casual de animais de estimação. Depois de pensar bastante sobre a sua decisão, pesquisar e consultar seu veterinário, você pode chegar à conclusão de que pode prover um lar amoroso e um ambiente apropriado para um periquito. Parte de criar um periquito é aprender a treiná-lo a subir em seu dedo.

Instruções

Com o treinamento certo, seu periquito vai subir em seu dedo quando você quiser (Getty Images)
  1. Deixe sua mão visível para seu periquito, fora da gaiola. Ele pode sentir medo da sua mão, o que significa que ele não vai querer subir em seu dedo. É preciso introduzir a mão de forma gradual.

    Loading...
  2. Fale com seu periquito enquanto ele vê sua mão. Mova-a lentamente, aproximando-a até que esteja no lado oposto ao animal, na gaiola. Seja gentil e continue falando suavemente.

  3. Continue com esse treinamento de quatro a sete dias. Continue a rotina se ele ainda não estiver suficientemente calmo perto de sua mão.

  4. Adicione uma nova lição de treinamento nos próximos quatro a sete dias. Abra lentamente a gaiola e coloque sua mão lá dentro. Não faça movimentos bruscos e evite mover-se em direção a seu periquito.

  5. Segure uma guloseima perto de um poleiro dentro da gaiola do periquito. Espere pacientemente até que ele venha buscar a guloseima. Novamente, use movimentos lentos. Faça isso de três a cinco dias. Use guloseimas que você já saibe que seu periquito gosta. Essa sessão de treinamento o ensinará a "confiar" na sua mão.

  6. Coloque sua mão dentro da gaiola e estenda seu dedo indicador. Empurre gentilmente contra o abdômen do seu periquito, acima dos pés. Isso pode fazer com que ele passe para a sua mão. Use movimentos lentos e tenha muita paciência: isso pode levar algumas tentativas. Ofereça uma guloseima com a outra mão para incentivar seu periquito a subir em seu dedo.

  7. Uma vez que seu periquito subir em seu dedo, recompense-o com uma guloseima. Faça isso duas vezes por dia até que ele suba em seu dedo sem hesitar.

  8. Quando ele já estiver em seu dedo, traga-o para fora da gaiola. Use uma guloseima para distrai-lo enquanto retira sua mão. Isso provavelmente será um processo longo e levará várias tentativas. Continue praticando todos os dias e, no final, seu periquito será capaz de subir em seu dedo quando você colocar sua mão na gaiola e ficar parado enquanto o atrai para fora dela.

Loading...

O que você precisa

  • Guloseimas para periquitos

Referências

Loading ...
Loading ...