×
Loading ...

Como ensinar Power Point para crianças

Na Era da comunicação digital, os empregadores se baseiam menos em artigos escritos, como os que professores antigos e pais se lembram de ter escrito na faculdade. Os professores proporcionam um importante recurso preparando as crianças para criar apresentações digitais multimídia quando estiverem em seus futuros empregos. Desde cedo, elas podem aprender o básico do software PowerPoint através de simples apresentações. Em vez de acrescentar mais uma matéria em um currículo já cheio, é possível integrar a apresentação tecnológica em unidades de estudo já existentes.

Instruções

Uma criança aprende PowerPoint mais rápido se operar o teclado e os menus ela mesma (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Escolha um tema entre as matérias estudadas durante o ano. Por exemplo, em estudos sociais, é possível pedir um estudo de comunidade, ou planejar um tópico de literatura. Ler os clássicos proporciona vontade de pesquisar mais. Faça um brainstorm de ideias para trabalhos relacionados que possam ser apresentados com slides do PowerPoint. Uma excursão pode proporcionar a oportunidade de tirar fotos e entrevistar ajudantes da comunidade, como policiais, bombeiros, médicos, enfermeiros, garçons ou balconistas.

    Loading...
  2. Demonstre como abrir uma página do programa PowerPoint em branco e escolha um design do fundo na opção "Layout", no menu "Design". Deixe a criança seguir o exemplo e selecionar um fundo para sua apresentação de slides.

  3. Dê instruções para a criança preencher o título da página com o nome da apresentação e o seu próprio nome como o autor.

  4. Diga para a criança selecionar o menu "Início" e clique na seta suspensa para "Novo Slide" no menu "Slides". Deixe que escolha um estilo de slides para o segundo e cada uma das lâminas sucessivas, e clique para adicioná-la à apresentação. De cinco a oito slides devem ser simples o suficiente para o primeiro projeto.

  5. Escaneie desenhos, fotos, tabelas ou gráficos. Transfira as imagens para o computador. Demostre como inserir as fotos ou clip arts em "Imagens", no menu "Inserir". Deixe a criança inserir as imagens do seu tópico em questão ou as fotos que tirou na excursão.

  6. Dê instruções para a criança escrever um breve parágrafo descrevendo a imagem ou um aspecto do tópico. Por exemplo, cada página pode descrever o trabalho de um membro da sociedade ou uma categoria de informações sobre animais, como características físicas, comportamento de caça, dieta, hábitat, acasalamento e hábitos reprodutivos. Se quiser, demonstre como adicionar uma locução clicando no botão "Som", desça até "Clipes de mídia" do menu "Inserir" e escolha "gravar som". Deixe a criança gravar a sua própria voz, cantando, lendo o texto ou narrando o slide. Você pode adicionar sons pré-gravados nos arquivos de música digital no mesmo menu.

  7. Solicite que a criança clique em "Animações" e selecione o primeiro slide da esquerda. Demonstre os efeitos de transição no botão "Efeitos de transição". Deixe que a criança escolha um para cada slide. À extrema direita do botão, ela pode escolher se quer avançar manualmente com o mouse ou automaticamente com tempo.

  8. Peça para a criança clicar em "Slide Show" e "Do início" no botão "Apresentação de Slides" para revisar o documento e observar se há problemas de tempo ou transição.

  9. Salve o documento e estabeleça um dia para as apresentações, para que os alunos mostrem seus trabalhos. Convide os pais para o evento. Compartilhe com outra sala como um instrumento de ensino.

Loading...

Dicas

  • Deixe os primeiros projetos bem simples - algumas imagens e texto, talvez narração. Quando a criança for se familiarizando com os menus de operações e configurações de apresentação básicas, adicione recursos como músicas, links e vídeos incorporados.

Aviso

  • A partir da primeira vez que a criança se sentar em frente ao computador, ensine a ela para que salve os trabalhos frequentemente para evitar a calamidade de ter que refazer tudo, no caso do computador travar ou faltar luz.

O que você precisa

  • Computador com acesso à Internet
  • Microsoft PowerPoint
  • Scanner
  • Material de pesquisa, imagens, tabelas e gráficos
  • Câmera digital
  • Música digital

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...