on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como ensinar as horas do relógio para crianças do Ensino Fundamental

Geralmente, as crianças aprendem a ler as horas no relógio quando estão nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Primeiro, é introduzida a leitura do relógio digital, depois passa-se para o relógio analógico, que é mais difícil. Para aprender a ler as horas, a criança deve ser capaz de contar até 60, pois uma hora é formada por 60 minutos e um minuto é formado por 60 segundos. Com uma variedade de ferramentas educacionais para conhecer as horas do relógio, aprender a contar o tempo pode ser uma realização divertida para uma criança.

Instruções

Aprender a dizer o tempo pode ser divertido para as crianças (CLOCK image by SKYDIVECOP from Fotolia.com)
  1. Fale sobre as diferentes maneiras de medir o tempo. Mostre exemplos de uma ampulheta, relógio de bolso e cronômetro. Converse sobre como usar o sol e sombras para marcar as horas do dia.

    Loading...
  2. Mostre exemplos de relógios. Exiba um relógio digital e um analógico com as horas ajustadas. Peça às crianças para descrever as diferenças e semelhanças entre os dois. Peça a elas para ler as horas no relógio digital e pergunte se conseguem adivinhar qual é a hora no relógio analógico.

  3. Apresente as peças do relógio analógico. Explique as diferenças entre os ponteiros de hora, minuto e segundo do relógio. Peça-lhes para apontar para os grandes números do relógio e explique-as que quando o ponteiro curto estiver apontando para um desses números, o número apontado representará a hora do dia. Mostre-lhes as marcas de escala entre cada número e explique-as que quando o ponteiro longo se move de uma marca ou ponto para outro, um minuto passou. Pergunte a eles que atividades eles conseguem fazer em uma hora e quais eles podem realizar em apenas um minuto.

  4. Peça às crianças para descobrir quanto tempo dura um minuto. Peça que fechem os olhos e as instrua a levantar as mãos quando pensarem que um minuto passou. Diga-lhes que você vai bater palmas quando um minuto passar. Abaixe as mãos deles, se eles levantarem cedo demais. Peça-lhes para observar o segundo ponteiro durante um minuto e, em seguida, peça-lhes para tentar novamente.

  5. Construa um relógio de prato de papel com as crianças. Escrever os números de 1 a 12, ao longo da borda do prato, como em um relógio analógico. Prenda tiras de papel horas no meio do círculo, com tachinhas, representando os ponteiros de horas e minutos.

  6. Faça uma brincadeira. Fale uma hora, e peça às crianças para mover os ponteiros de seus relógios de papel para exibir a hora correta. Dê um prêmio para a primeira criança que acertar. As crianças também podem ser divididas em equipes, que podem ganhar pontos quando acertam as respostas.

Loading...

Dicas

  • Peça às crianças para contar o número de relógios em suas casas e construírem um gráfico mostrando os resultados.

O que você precisa

  • Vários relógios
  • Prato de papel
  • Papel de origami
  • Tachinhas
  • Lápis

Referências

Loading ...
Loading ...