Como ensinar Respiração Celular

Escrito por susan king | Traduzido por monique oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Respiração celular é a quebra de açúcar em uma célula para se transformar em energia. O processo produz água e dióxido de carbono como subprodutos. Um jeito divertido e memorável de ensinar o complicado processo de respiração celular é através da música. A música usa várias partes do cérebro e é uma ótima maneira para lembrar informações importantes e estimular o lado direito do cérebro.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Lição 1:
  • Canções de ciências
  • Letras
  • Lição 2:
  • 3 pedaços de papel azul
  • 6 pedaços de papel vermelho
  • 9 pedaços de papel verde
  • 1 pedaço de papel amarelo
  • 6 pedaços de papel branco
  • 1 cartolina

Lista completaMinimizar

Instruções

    Canções sobre Respiração celular

  1. 1

    Escolha uma canção sobre respiração celular que seja apropriada para o nível da turma, use a Internet para encontrar alguma. Algumas canções são um pouco complicadas e devem ser usadas apenas com o ensino médio.

  2. 2

    Faça cópias da letra. Entregue-as aos alunos para que eles possam acompanhá-la junto à música.

  3. 3

    Deixe a letra da canção com espaços em branco para que os alunos do ensino médio possam escutar cuidadosamente a música e preenchê-los com palavras-chave. Isso os ajudará a dar mais atenção às palavras.

  4. 4

    Crie sua própria atividade e escolha a música que desejar. Faça um caça-palavras ou palavras cruzadas usando informações da música.

  5. 5

    Permita que os alunos dancem ou se movam para acompanhar a música. Isto aumentará ainda mais as conexões do lado direito e esquerdo do cérebro. Faça-os dançar como em uma aula, ou permita que pequenos grupos criem suas próprias danças e apresentem para o restante da turma.

    Atividade de passeio

  1. 1

    Prepare para a lição desenhando a equação química da fotossíntese em um lado da cartolina e a equação da respiração celular no outro lado. Corte o papel azul na metade e marque-o com a letra C para carbono. Corte o papel vermelho pela metade e marque cada um com H para hidrogênio. Corte o papel verde e marque um O para oxigênio. Desenhe um sol no papel amarelo, e um sinal grande de + no pedaço de papel branco e uma seta no outro pedaço de papel. Escreva as palavras dióxido de carbono, água, glicose e oxigênio no papel branco restante.

  2. 2

    Encontre um espaço grande como uma área de recreação ou um campo, um ginásio ou refeitório. Dê a cada aluno um pedaço de papel. Se a turma for pequena, você pode dar mais de um papel ao aluno.

  3. 3

    Segure o cartaz mostrando a equação da fotossíntese. Os alunos devem organizar-se na posição da equação. Deixe os alunos nomear as moléculas em que eles se organizaram.

  4. 4

    Agora vire o cartaz para mostrar a equação da respiração. Os alunos devem se mover para então representar as substâncias produzidas pela respiração e devem nomear as novas moléculas. Deixe que os alunos se reorganizem uma terceira vez para representar os subprodutos da respiração — dióxido de carbono e água.

  5. 5

    Alterne os papéis que os alunos estão segurando e repita a atividade até que todos eles tenham a chance de ser cada parte ou cada molécula.

Dicas & Advertências

  • Não se preocupe se a classe fizer barulho ou se houver muita movimentação enquanto aprendem. Isto aumentará a experiência de aprendizagem.
  • Certifique-se de que os alunos estejam focados na música e que não estejam usado-a como desculpa para se distrair ou ser distraído.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível