×
Loading ...

Como ensinar retas numéricas para alunos da segunda série

Atualizado em 23 março, 2017

Alunos da segunda série começaram a aprender um vasto campo de conceitos matemáticos. Entre esses conceitos está o das retas numéricas. Uma reta numérica é uma com números colocados em determinada posição e que continuam infinitamente nas duas direções, positiva e negativa. Quando o professor for ensinar esse assunto para crianças em uma aula, ele precisará manter a atenção do aluno e, ao mesmo tempo, revisar as lições anteriores de matemática.

Instruções

Ensinar retas numéricas para a segunda série requer mostrar a eles a reta e como utilizá-la (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Explique o conceito de retas para os estudantes. Uma reta numérica é aquela com números que vão para o lado positivo e negativo infinitamente. Apesar delas poderem ter números negativos e positivos, os alunos acabarão trabalhando mais com aquelas que têm valores positivos.

    Loading...
  2. Mostre uma reta para os alunos. Pode ser uma com números crescentes de forma padronizada, ou uma com um desenho de um trem, para ilustrar melhor a reta. Cada carro do trem simbolizará na reta os números crescendo de forma equilibrada, o que dará aos estudantes uma lembrança visual do conceito.

  3. Mostre para a classe como se utiliza uma reta. Nesse nível escolar, retas são usadas para ajudar na ilustração de conceitos matemáticos como adição e subtração. Os modelos costumam seguir retas que aumentam de 1 em 1, e os alunos podem contar para frente ou para trás para achar as respostas que precisam. Por exemplo, Uma reta pode ter números de 1 a 10 e conter problemas cuja resposta seja 1 + 4, onde o aluno começará do 1 e, então, contará mais quatro para achar a resposta 5.

  4. Dê para a turma folhas com retas numéricas. Essas folhas devem ter problemas como adição e subtração, com retas em cima de cada problema. Os alunos entenderão melhor quando fizerem algum exercício prático.

Loading...

O que você precisa

  • Folhas de trabalho com retas

Referências

Loading ...
Loading ...