Mais
×

Como ensinar retas perpendiculares para alunos do Ensino Fundamental

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

No Ensino Fundamental, os alunos devem saber que as retas perpendiculares se cruzam, ou se cruzarão se forem estendidas, formando um ângulo reto. Eles devem compreender que um ângulo reto é igual a 90 graus e, eventualmente, serem capazes de medir isso com um compasso geométrico. Nesse período, também é ensinada a diferença entre retas perpendiculares, concorrentes e paralelas. Para ficar mais divertido, você pode pedir aos alunos que encontrem no mundo real exemplos de retas perpendiculares bi e tridimensionais .

Instruções

Os alunos podem buscar exemplos de retas perpendiculares no mundo real (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Desenhe um ângulo reto (90 graus) no quadro; faça um quadrado pequeno na área onde as linhas verticais e horizontais se encontram. Diga aos alunos que esse é um ângulo de 90 graus, e que ele é chamado de "ângulo reto"; explique que o quadrado é o símbolo que significa um ângulo reto e que, uma vez que as retas se encontram ou se cruzam a 90 graus, elas são perpendiculares.

  2. Desenhe duas retas perpendiculares entre si, mas que não se encontram. Pergunte aos alunos se elas são perpendiculares, como no último exemplo. Explique-lhes que são perpendiculares, pois, se você estendê-las, elas se cruzarão e, eventualmente, formarão um ângulo de 90 graus.

  3. Peça aos alunos para encontrarem exemplos de retas perpendiculares na sala de aula. Explique que eles devem procurar exemplos de retas completamente horizontais encontrando ou cruzando retas verticais. A porta, que é perpendicular ao chão, o comprimento e a largura de um livro didático e a largura da mesa em relação às pernas dela são exemplos que podem ser encontrados pelos alunos.

  4. Leve os alunos para fora da escola e peça-lhes para encontrar exemplos de retas perpendiculares no mundo real, tais como as linhas de um campo de tênis, um sinal retangular ou uma esquina.

  5. Desenhe retas perpendiculares no quadro, incluindo o símbolo quadrado do ângulo reto, e mostre-lhes como confirmar que um ângulo tem 90 graus, usando o compasso grande de professor.

  6. Dê aos alunos exercícios com vários pares de retas concorrentes. Peça a eles que determinem quais pares são perpendiculares e que meçam o ângulo de interseção com o compasso.

  7. Discuta os exercícios com os alunos, aproveitando para explicar a diferença entre retas concorrentes e perpendiculares. Retas concorrentes se cruzam formando um ângulo qualquer; retas perpendiculares são concorrentes que se cruzam formando um ângulo reto.

  8. Ensine aos alunos sobre retas paralelas. Desenhe-as no quadro e explique que elas se movem na mesma direção, mas nunca se cruzam.

  9. Dê aos alunos exercícios onde eles tenham que identificar se os pares de retas são concorrentes, paralelos ou perpendiculares.

O que você precisa

  • Compasso grande de professor
  • Quadro branco ou preto
  • Compasso para cada aluno
  • Exercícios
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article