×
Loading ...

Como ensinar a Semana Santa para crianças

Atualizado em 17 abril, 2017

A Semana Santa ajuda os cristãos a focarem na essência de sua fé: a redenção alcançada através da paixão e da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Cristãos são encorajados a passarem esta semana em intensidade espiritual, acompanhando Jesus pelas dores do Calvário até a glória e alegria da Páscoa. Pais cristãos têm a responsabilidade extra de ensinar suas crianças a viverem também a Semana Santa. Uma combinação de histórias, explicações e atividades permite que até mesmo crianças jovens entendam e participem desta ocasião.

Instruções

Atividades na semana santa ajudam as crianças a entenderem quanto Jesus as ama (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Ensinando sobre a Semana Santa

  1. Explique o significado de cada dia. A semana inteira, começando com o Domingo de Ramos e a entrada de Jesus em Jerusalém, comemora a paixão e morte de Jesus e culmina no Domingo de Páscoa. Cada dia da quarta-feira em diante tem um foco particular. A Quarta-feira Santa é muitas vezes chamada de Quarta-feira de Trevas por ter sido o dia em que Judas traiu Jesus, concordando denunciá-lo por 30 moedas de prata. A Quinta-feira santa é o dia da Última ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia e o sacerdócio. Jesus morreu na Sexta-feira Santa, permaneceu na tumba durante o Sábado de Aleluia e ressuscitou no Domingo de Páscoa.

    Loading...
  2. Ensine a suas crianças sobre as passagens da escritura que correspondem aos eventos da Semana Santa. Se você tem filhos pequenos, use uma bíblia para crianças, com imagens e histórias simplificadas. Todos os quatro evangelhos contam a história da Paixão e da Ressurreição. Mateus, Marcos e Lucas escreveram passagens similares relatando a sequência principal dos eventos. O Evangelho de João também inclui os eventos principais, mas enfatiza o o Discurso da Última Ceia feito por Jesus e a mensagem espiritual da Paixão. Você também pode usar histórias do Velho Testamento que prenunciam os eventos da Semana Santa, como a história de José sendo vendido como escravo e então salvando seu povo.

  3. Organize diferentes eventos e atividades durante a Semana Santa para ajudar seus filhos a viverem pessoalmente o que você as ensinou. Na Quarta-feira, sugira que escrevam uma prece ou uma carta para Jesus contando sobre seus desejos de serem mais próximos dele durante a Semana Santa. Na Quinta-feira, leve-os à cerimônia litúrgica que comemora a Última Ceia. Ensine-os sobre o simbolismo na Eucaristia, sobre a razão de ser da hóstia de trigo ázimo. Se sua paróquia permitir, as crianças podem preparar hóstias que serão usadas em liturgias. Na Sexta-feira, leve-as a outra cerimônia litúrgica que comemore a Paixão ou recite com elas a Via Sacra. O Sábado de Aleluia é uma boa maneira de refletir a importância de ter Jesus conosco, meditar sobre a Virgem Maria, que viveu este dia sozinha, e se preparar para as alegrias do Domingo de Páscoa. Termine a semana com uma grande festa de Páscoa em honra da Ressurreição.

Loading...

O que você precisa

  • Bíblia
  • Bíblia infantil
  • Livreto da Via Sacra

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...