Como ensinar seus alunos a identificar a ideia principal de um texto

Escrito por david stewart | Traduzido por ana karine dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar seus alunos a identificar a ideia principal de um texto
O processo de leitura envolve a identificação da ideia principal de um texto (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Em todas as escolas, estudantes têm suas habilidades de leitura e compreensão de texto testadas, e um aspecto extremamente importante dessas habilidades envolve a capacidade de identificar, com sucesso, a ideia principal ou o argumento primário de uma passagem de texto, bem como as informações ou detalhes que sustentam a questão central dele. Na maior parte do tempo, a ideia central de um trabalho escrito, geralmente englobada por um argumento ou uma opinião mais geral, pode ser encontrada no começo ou no final de uma sentença-tópico. Os professores podem ensinar seus alunos a identificar essa ideia central.

Identificando a ideia principal de um texto

Os alunos mais jovens geralmente acham mais fácil identificar a ideia principal de textos não ficcionais, em comparação a histórias fictícias. Os professores podem pedir aos seus alunos para relembrar e recontar experiências ou histórias prévias que eles ouviram, identificando a ideia principal delas. No caso das histórias, a maioria dos autores infantis tenta expressar uma mensagem ou uma grande ideia aos seus jovens leitores através de seus enredos. As crianças normalmente são capazes de identificar as morais incorporadas em fábulas. Enquanto relembra uma história, uma criança é automaticamente forçada a selecionar e recontar os detalhes mais importantes e a mensagem central dela. Os professores podem perguntar sobre os detalhes ausentes para apontar possíveis erros.

Ensinando os alunos a determinar a ideia principal

Quando seus alunos lerem e compreenderem uma passagem de texto na sala de aula, encoraje-os a refletir sobre ela e a determinar qual deve ser a mensagem central do texto, pedindo a eles para identificarem, também, os detalhes que dão suporte a ela. Pergunte a eles como foi que localizaram a sentença-tópico, onde a encontraram, quais outras sentenças contêm informações que validam o argumento principal e assim por diante. Se o estudante é encorajado a fazer um gráfico para encontrar a mensagem central enquanto faz a leitura do texto, sua tarefa será muito mais fácil. Um gráfico ou uma tabela pode ajudar os alunos a internalizar e organizar as unidades e pedaços de informação com as quais se deparam enquanto fazem a interpretação de um texto.

Outros métodos para ensinar uma criança a identificar a ideia principal

Os professores podem pedir aos seus alunos para terem uma visão geral de uma passagem de texto ou examiná-la como um todo antes de realizarem a leitura em detalhes. Ensine-os a observar os títulos e subtítulos de um texto, bem como sua extensão, mostrando a eles quais porções devem ler, quais devem ignorar e quais trivialidades devem saltar. Oriente-os a focar sua atenção integral em certas informações mais importantes e teste-os a respeito do que compreenderam a partir da leitura. Dessa forma, os alunos podem aprender mais rapidamente a identificar a ideia principal e os detalhes que a suportam em um texto. Contudo, esse método deve ser aperfeiçoado através da prática incessante.

Identificando a ideia principal através de compreensão auditiva

Os professores podem ler em voz alta para os seus estudantes um parágrafo de um livro, revista ou jornal e pedir a eles que se lembrem dos detalhes enquanto vão ouvindo a leitura. Depois desse exercício, pode-se fazer perguntas de compreensão auditiva sobre o propósito ou objetivo daquele parágrafo. Nesse caso, os alunos devem ser ensinados a ouvir de forma apropriada a ideia inteira do parágrafo ou não entenderão por que devem ouvir com atenção e não serão capazes de identificar o fato. Entretanto, apresentar perguntas antecipadamente pode frustrar este método em particular.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível