×
Loading ...

Como ensinar substantivos próprios e comuns para crianças

Atualizado em 17 abril, 2017

O conhecimento das classes gramaticais é uma habilidade básica em busca dos conceitos mais avançados de gramática. Substantivos, devido ao seu papel como sujeito ou objeto, são particularmente importantes. A identificação de substantivos comuns e próprios acontece naturalmente para alguns alunos, mas para outros é uma luta. Lembre seus alunos com frequência que substantivos comuns são gerais e substantivos próprios são específicos. Alunos jovens podem compreender esse conceito mais facilmente se você descrever substantivos próprios como nomes.

Instruções

Ensine este conceito, usando uma lista comprida de exemplos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Escreva uma lista de substantivos no quadro, incluindo nomes comuns e de pessoas. Lembre seus alunos que um substantivo é uma pessoa, lugar ou coisa e explique que alguns nomes começam com uma letra maiúscula e outras com uma letra minúscula. Explique para eles que os nomes com letra minúscula são chamados de substantivos comuns e os com letra maiúscula são chamados de substantivos próprios.

    Loading...
    Nomes com letra maiúscula são chamados de substantivos próprios (Polka Dot/Polka Dot/Getty Images)
  2. Pergunte aos seus alunos se repararam em algo que os nomes próprios escritos no quadro têm em comum. Ajude-os a responder que todos eles são nomes. Diga às crianças que nomes próprios são nomes de pessoas, lugares ou coisas.

    No quadro, aluno distingue substantivos comuns de próprios (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  3. Comece incluindo nomes próprios no quadro, dessa vez usando nomes de lugares, o nome de sua escola e assim por diante. Pergunte aos alunos se são nomes também. Se disserem que não, explique que não são nomes de pessoas, mas são também nomes de coisas específicas.

    Aluna escreve nomes próprios no quadro, incluindo nomes de lugares, nome da escola e outros (Image Source/Stockbyte/Getty Images)
  4. Demonstre a diferença entre um substantivo próprio específico e um substantivo comum geral, escrevendo a palavra “país” em um lado do quadro e “França” no oposto. Aponte a palavra “país” que poderia ser qualquer país, enquanto “França” é um nome específico. Acrescente mais exemplos, tais como “feriado” com “Independência do Brasil”, “rio” com “rio Amazonas”, e “professor” com seu próprio nome.

    Professor e alunos discutem sobre a diferença entre substantivos comuns e próprios (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  5. Distribua uma lista de substantivos comuns e próprios, nenhum deles grafado com letra maiúscula. Peça que os alunos coloquem a letra maiúscula nos nomes próprios. Explique os casos mais difíceis com toda a classe depois que os alunos tiverem terminado a tarefa.

    Alunos concentrados em um exercício de sala de aula (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Organize um mural com uma lista de nomes comuns e próprios que causem confusão, então os alunos podem consultá-lo nos trabalhos da classe até que memorizem as regras. Inclua as estações do ano como substantivos comuns e a diferença entre a descrição de um emprego e um título. Por exemplo, inclua a palavra “diretor” como um substantivo comum e o nome do diretor de sua escola como um substantivo próprio.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...