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Como ensinar textos instrucionais para crianças do terceiro ano

Atualizado em 23 março, 2017

Alunos de terceiro ano geralmente leem razoavelmente bem. Muitos deles já leem livros para se divertir. Por isso, aproveite esse momento para ensinar seus alunos a usar a leitura como ferramenta. Entender textos instrucionais é essencial para se dar bem na escola e na vida adulta. Sendo assim, pense em explorar diversas lições com textos durante o ano.

Instruções

Uma receita é um texto instrucional (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

    Seguindo instruções

  1. Apresente a ideia de texto instrucional. Pergunte ao aluno o que comeu no café da manhã e então comece a discussão sobre como ele foi preparado. Se uma receita estiver envolvida, cite-a como exemplo de texto instrucional. Se não, discuta a receita que o fabricante usou para fazer o cereal ou a torrada, ou que quer que seja.

  2. Encontre um exemplo de texto instrucional para dividir com a classe. Pode ser uma receita, um passo a passo para um tipo de artesanato ou um conjunto qualquer de instruções claro e simples. Tente aproveitar um assunto interessante para crianças desta idade, o que aumentará o interesse na aula. Por exemplo, eles ficarão muito mais interessados em fazer fantasias de Halloween do que aprender a limpar um carpete.

  3. Discuta os elementos do texto. Fale como a informação está presente numa sequencia lógica. Estimule a classe a imaginar o que aconteceria se alguns passos fossem retirados ou se estivessem fora de ordem. Por exemplo, tente fazer qualquer projeto de arte com instruções fora da sequência, como "cole os olhos no boneco" seguido de "recorte os olhos".

  4. Entregue instruções escritas do seu próximo projeto de arte. Os alunos deverão fazer um boneco ou algo que necessite de uma sequência de passos. Explique que esta é uma aula sobre a leitura de um texto instrucional e que você os ajudará a entender o que está escrito, mas não dirá como completar o projeto.

  5. Ensine estratégias sobre como se manter focado nos passos do texto. Por exemplo, estimule os alunos a verificarem os passos já realizados e a escreverem perguntas para deixar as tarefas mais claras. Peça a eles que adicionem ou expliquem os passos nas folhas de instruções, conforme a necessidade. Isso os ensina a pensar sobre os elementos importantes do texto de forma pessoal.

  6. Compare projetos prontos com as instruções escritas. Apresente à classe uma amostra feita por você depois que os alunos terminarem seus projetos. Discuta a clareza das instruções e qualquer pergunta que tenha surgido várias vezes.

  7. Instrua as crianças a escrever um conjunto de instruções a um amigo. Eles devem sentir-se livres para descrever qualquer atividade ou arte que seja divertida e possa ser realizada em menos de dez passos. Pode ser um projeto de artes, um manual de um jogo ou uma simples receita. Ajude-os a reconhecer a ordem lógica e os passos que faltarem quando discutir os trabalhos durante a explanação.

  8. Repita os Passos 4, 5 e 6 diversas vezes durante o ano, usando projetos diferentes para manter o interesse dos alunos. Enfatize o uso de instruções escritas no cotidiano.

O que você precisa

  • Exemplo de um texto instrucional ( ex.: uma receita ou instruções para artesanato)
  • Instruções escritas para um projeto de arte
  • Materiais para o projeto
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