×
Loading ...

Como ensinar unidades e dezenas para crianças de sete anos de idade?

Atualizado em 20 julho, 2017

Crianças de sete anos ainda estão em uma idade onde se beneficiam da aprendizagem de conceitos matemáticos com materiais manipuláveis​​. O material dourado, por exemplo, consiste em objetos que permitem uma abordagem concreta de aprendizagem. As crianças aprendem fazendo e envolvem seus sentidos ao usá-lo. Os cubos representam as unidades e as hastes as dezenas (um grupo de 10).

Instruções

O material dourado ajuda as crianças a aprenderem sobre os valores das dezenas e unidades (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Segure vários cubos e hastes. Pergunte às crianças se elas já viram blocos como esses antes. Diga-lhes que são chamados de material dourado. Segure um cubo e diga: "Esta é uma unidade". Segure uma haste e diga: "Esta é uma dezena".

    Loading...
  2. Desenhe um cubo e uma haste no quadro. Escreva "unidade" sob o cubo e "dezena" sob a haste.

  3. Dê a cada criança dez cubos e uma haste. Peça-lhes para tentar encontrar uma relação entre os dois tipos de blocos. Dê cinco minutos para que elas possam manipular e explorar o material dourado.

  4. Pergunte às crianças se elas encontraram uma relação entre os dois tipos de blocos. Se ninguém responder que dez cubos têm o mesmo comprimento (ou tamanho) da haste, mostre a eles. Alinhe os dez cubos e coloque a haste no topo. Explique que as unidades têm o valor de um e que dez delas formam uma haste.

  5. Escreva "1" abaixo da palavra "cubo" e "10" abaixo da palavra "haste" no quadro. Diga às crianças que esses são os outros nomes para unidade e dezena.

  6. Distribua os papéis com as colunas de "unidades" e "dezenas". Diga às crianças para colocarem dez cubos na coluna das unidades. Explique que a coluna das unidades pode suportar dez cubos. Se tiverem mais do que isso, eles precisarão trocar dez cubos por uma haste e colocá-la na coluna das dezenas.

  7. Desenhe um quadro com unidades e dezenas, como o do papel, no quadro negro. Desenhe 12 cubos na coluna das unidades. Ao explicar a regra novamente, exemplifique apagando dez cubos e desenhando uma haste na coluna das dezenas. Diga a eles: "Agora nós temos um grupo de dez (a haste) mais duas unidades". Conte o número de cubos na haste e escreva "10" no quadro. Conte o número de cubos na coluna das unidades e escreva "+2 = 12" no quadro. Peça para as crianças contarem o número de cubos na haste (10) mais os cubos da coluna das unidades. Utilize mais exemplos até eles entenderem o conceito.

  8. Distribua mais cinco cubos para cada aluno. Diga-lhes para colocarem os cubos na coluna das unidades. Pergunte a eles: "Qual é a regra para a coluna das unidades?". Se não se lembrarem, diga que apenas dez cubos podem ficar nessa coluna. Se tiverem mais, eles poderão trocar dez cubos por uma haste e colocá-la na coluna das dezenas.

  9. Peça às crianças para colocarem cinco cubos extra na coluna das unidades e usarem a nova regra. Eles deverão trocar dez cubos por uma haste e colocá-la na coluna das dezenas. Pergunte a eles quantos cubos há na coluna das unidades. Ajude-os a responder "cinco cubos" ou "cinco unidades". Pergunte a eles quantas hastes há na coluna das dezenas e ajude-os a responder "dez". Explique o processo e exemplifique no quadro.

  10. Lance mão de outros problemas para prática extra. Tente usar mais de 20 cubos na coluna das unidades, de modo que eles precisem trocar cubos por mais de uma haste.

Loading...

O que você precisa

  • Unidades e dezenas de material dourado, 10 por aluno
  • Papel ou papelão impresso com uma coluna de dezenas na metade esquerda e uma coluna de unidades à direita
  • Quadro negro e giz ou quadro branco e marcador

Referências

Loading ...
Loading ...