on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como ensinar vogais a alunos do jardim de infância

Você pode ensinar vogais curtas para crianças do jardim de infância modelando o som para eles, mostrando as imagens que representam o som e usando o movimento. O Daily Puppy também sugere cantar uma canção para ensinar os sons das vogais. O site tem uma canção que professores podem utilizar, exibindo-a em um quadro branco ou reescrevendo-a em cartilhas. Estas são apenas algumas maneiras de ensinar os sons de vogais curtas.

Instruções

Depois que os alunos aprenderem os sons de vogais curtas, eles podem começar a emitir o som de pequenas palavras (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Mostre aos alunos a letra da vogal e diga seu som. Por exemplo, diga-lhes: "Este é o 'a' e ele diz /a/".

    Loading...
  2. Mostre imagens que comecem com o som da vogal curta. Imagens vão ajudar as crianças a se lembrarem do som da vogal. Para este som, use as imagens que começam com "a", como amor e azul. Quando compreenderem o som do "a", mostre-lhes outras imagens que contenham o som "a" como mau, pato e gato. Cole as imagens no quadro, escreva as palavras embaixo e sublinhe a letra vogal para enfatizar este som.

  3. Dê aos estudantes uma dica fácil e rápida para ajudá-los a lembrar do som da vogal curta. Isso ajuda os mais cinestésicos a lembrar que um som de vogal curta é rápido. Use o movimento, peça para as crianças tocarem suas pernas ou bata uma palma quando eles disserem o som rapidamente.

  4. Dê um exemplo dizendo o som da vogal e rapidamente batendo uma palma. Para este exemplo com o "a", você diria /a/ e rapidamente bateria palmas uma vez simultaneamente. Depois, faça os alunos imitarem você. Neste ponto, os estudantes já viram a letra, ouviram o som, viram fotos que representam o som e disseram o som para eles mesmos com um gesto.

  5. Jogue um jogo onde os estudantes tenham que identificar o som da vogal. Isto é possível quando eles souberem mais do que um som. Por exemplo, se eles estiverem se concentrando no "a", diga palavras que têm o "a" e outro som vocálico. Peça para os alunos fazerem alguma coisa para indicar quando ouvirem o som correto da vogal, como se levantar, elevar seus polegares ou pegar um objeto pré-determinado. Eles devem sentar, apontar o polegar para baixo ou deixar o objeto pré-determinado no lugar, quando não ouvirem o som da vogal que eles estão esperando.

  6. Repita o processo ao introduzir uma outra vogal curta. Lembre-se de usar fotos e atribuir algum tipo de gesto que pode ser usado para ajudá-los a se lembrarem do som da vogal curta. Para ensinar ou reforçar sons de vogais, o site Scholastic sugere a "leitura em voz alta de livros em que os sons das vogais curtas sejam proeminentes".

Loading...

Dicas

  • Se os alunos sabem apenas um som de vogal curta, verifique a compreensão, dizendo palavras que têm qualquer vogal curta ou longa. Eles devem responder apenas ao som da vogal curta que você está focando.

Aviso

  • Ao ensinar os sons vocálicos curtos, certifique-se de exibir a letra da vogal com o som específico, para que os alunos aprendam o ruído da vogal curta correta com a letra certa.

O que você precisa

  • Vogais
  • Imagens
  • Quadro
  • Fita
  • Livros de histórias

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...