Mais
×

Entenda o que é um psicólogo familiar

Muitos dos problemas que vivemos no dia a dia têm a ver com nossa relação com outras pessoas. Nesse sentido, a família exerce uma grande influência no que diz respeito a conflitos de relacionamento. É quando ocorre certo desgaste nas relações entre familiares, sejam parentes próximos ou casais que estão juntos há muito tempo. É aí que entra em cena o papel do psicólogo familiar. Esse tipo de terapia pode se desenvolver em diversas frentes e promete melhorar a relação familiar nos mais diversos níveis de relacionamento. Entenda o que é um psicólogo familiar.

O trabalho do psicólogo familiar pode contribuir para uma melhor relação entre membros da mesma família (Maria Teijeiro/Digital Vision/Getty Images)

O trabalho do psicólogo familiar

O principal objetivo do psicólogo familiar é promover a harmonia da família. Para estimular uma relação saudável entre os membros, o profissional vai trabalhar com qualquer elementos de conflito para sanar as relações desarmônicas. Relações problemáticas na família são comuns, especialmente entre casais. Nesse caso, o termo utilizado para o tratamento é terapia de casal. Em ambos os tipos de terapia, o psicólogo vai buscar métodos para encontrar a fonte de problema, trabalhar as relações entre os membros da família e transformar os aspectos negativos de uma vez por todas.

O principal objetivo do psicólogo familiar é promover a harmonia da família (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Método de trabalho

Geralmente, os psicólogos familiares orientam a forma de trabalhar por meio do estudo do problema. Cada método pode variar de família para família. Assim, há casos em que a intervenção se dá por meio de conversas individuais ou em grupo. Em contrapartida, outros tipos de conflitos podem ser trabalhados via mediação do psicólogo. A chamada mediação familiar é comum em casos de divórcio litigioso, especialmente quando envolve filhos pequenos. O objetivo final será a melhora da compreensão entre os membros da família e o desenvolvimento de estratégias para resolver problemas familiares e manter uma relação saudável diante dos problemas da vida.

Cada método pode variar de família para família (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)

Dinâmica familiar

Outro ponto abordado pelo psicólogo é a dinâmica familiar, sobretudo quando os membros da família são crianças. Casos clássicos de famílias desarmônicas levam a comportamentos agressivos ou superintrospectivos por parte das crianças. O isolamento social e dificuldade de relacionamento familiar podem causar grandes problemas em médio e longo prazo, já que os pequenos costumam sofrer os resultados dos problemas dos adultos. De qualquer forma, o psicólogo deve estar atento para diferentes meios culturais que geram diferentes relações no seio familiar. Assim, um dos trabalhos deste profissional é garantir a saúde mental dos indivíduos que pertencem à família.

Cada família possui a própria dinâmica que pauta as relações do dia a dia (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Terapia de casal

Outro aspecto do trabalho do psicólogo familiar é a terapia de casal. A terapia de casal pode ser feita por pessoas nos mais diversos estágios de relacionamento. Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso esperar pela crise para procurar o psicólogo familiar. Profissionais da área estimam que dois terços de quem procura ajuda terapêutica demonstram melhorias clínicas. Um dos aspectos fundamentais ao lidar com a dinâmica conjugal é respeitar a personalidade de cada um. Com a ajuda profissional, os casais vão trabalhar os conflitos da vida a dois e procurar resolver harmoniosamente os problemas conjugais. Além, é claro, de criar estratégias para solucionar eventuais problemas que possam aparecer no futuro.

A terapia de casal pode ser feita por pessoas nos mais diversos estágios de relacionamento (Getty Images/Digital Vision/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article