Mais
×

Como entender o comportamento masculino quando um relacionamento termina

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ele partiu seu coração e não parece estar sofrendo nem um pouco com isso, enquanto você se transformou em uma poça de lágrimas. Por que ele não está triste? Bem, ele está. Só que demonstra esse sentimento de outra forma.

Instruções

Não é só a mulher que sofre com o fim do relacionamento (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Saiba que ele está sofrendo mesmo que não demonstre. Tanto homens quanto mulheres são seres emocionais e a maneira de expressar sentimentos é uma questão individual. Todavia, muitos homens crescem ouvindo que devem manter seus sentimentos para si. Além disso, o cérebro masculino trabalha de forma diferente do feminino. Os homens possuem a capacidade de compartimentar bem as tarefas. Eles podem terminar o namoro em uma hora e logo depois estarem pensando na próxima obrigação -- um projeto que precisam apresentar na empresa, levar o cachorro pra passear, decidir o que comer no almoço. A capacidade do homem de separar tarefas em diferentes espaços da mente não significa que ele não sofre. Quer dizer que ele sabe lidar melhor com um transtorno sentimental, pelo menos exteriormente.

  2. Aprenda a enxergar além da superfície. O seu ex-namorado comprou uma moto nos dias seguintes ao término? Você tem ouvido histórias sobre como ele tem se divertido com outras mulheres? De repente a vida profissional dele deu uma alavancada? A vida de seu ex pode estar indo bem mas não tanto como você está pensando. As atitudes dele resultam de sua capacidade em compartimentar situações e da necessidade que os homens têm em sentirem-se bem consigo mesmos. Lá no fundo, o ego masculino é bastante sensível. Esse tipo de reação ao fim de um relacionamento assemelha-se à atitude do homem de meia-idade que compra um carro esporte.

  3. Dê-lhe espaço. Como mulher, você provavelmente desejará saber notícias de seu ex. Vai querer saber o que ele está pensando, como está se sentindo, porque ele quer terminar. Como mulheres processam informações com maior fluidez, elas costumam reagir mais rápido. Já os homens precisam de um tempo consigo mesmos para pensar. Você precisa deixá-lo entrar no espaço de sua mente reservado ao "término de relacionamento" para que ele possa processar seus sentimentos. Não aprenda essa lição da maneira mais dolorosa. Caso você esteja bombardeando seu ex com ligações, e-mails e mensagens de texto, isso fará com que ele se cale e se afaste ainda mais.

  4. Se ele rompeu contigo, respeite sua decisão e tenha amor próprio. Não corra atrás dele, implorando para que ele fique com você. Não ligue para seu ex às duas da manhã chorando. Não peça para se encontrar com ele repetidas vezes para discutir o motivo do término. Homens são bons em manterem-se firmes em suas decisões. Você não vai fazê-lo mudar de ideia com seus apelos e lamúrias, e certamente não vale a pena ficar com os olhos vermelhos e inchados por tal motivo. Não espere por ele. Lembre-se de quem você é. Você é uma mulher bonita, inteligente e valiosa e deseja estar com alguém que a ame e queira estar contigo na mesma medida em que você o ama e deseja estar ao lado dele. Seu ex não é esse homem. Vai levar algum tempo até que as feridas cicatrizem. Respeite a ele e a si mesma ao aceitar a decisão que ele tomou e foque no que é melhor para a sua saúde emocional.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article