×
Loading ...

Como entender o missal católico

Atualizado em 18 julho, 2017

Missal é um livro que contém as instruções, rezas e escrituras sagradas usadas nas missas católicas. Ao passo que é um livro útil, é também notoriamente difícil de usar. Alguns missais são longos e incluem textos para todos os dias do ano, alguns são mais curtos e incluem textos usados aos domingos e em feriados mais importantes. Todos, porém, contém o mesmo material básico. Aqui estão alguns passos para entender melhor o missal católico.

Instruções

Entenda melhor o missal católico (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Abra o missal e leia o prefácio. Um calendário de santos e dias santos normalmente é incluído, um quadro mostrando as datas de dias santos e instruções gerais para diferentes partes das missas.

    Loading...
  2. Vá para o Ano Litúrgico, parte um. Toda missa inclui elementos que se mantêm os mesmos dia após dia (como as palavras do credo niceno) e elementos que mudam de acordo com a estação ou dia do ano da Igreja (como a leitura e salmos). No Ano Litúrgico, parte um, você achará leituras e rezas apropriadas para a estação do Advento, Natal, Quaresma, Semana Santa e Páscoa.

  3. Abra o Ordinário da Missa. É composto de partes invariáveis do serviço e consiste em ritos introdutórios, a Liturgia do Mundo (incluindo o Credo e as Intercessões), a Liturgia da Eucaristia e ritos para conclusão. Algumas partes do Ordinário, como leitura e salmos, são suplementados por próprios da estação e dos santos. Marca-páginas ou fitas são muito utéis para se movimentar entre o Ordinário e o Próprio.

  4. Vá para Ano Litúrgico, parte dois. Nesta sessão, encontramos as leituras e rezas apropriadas para os Domingos do Tempo Comum. Estes dias ocorrem do domingo depois do Batismo de Nosso Senhor ao domingo antes da Quarta-feira de Cinzas e de novo depois do Domingo da Trindade até o último domingo antes do Advento. Se não tem certeza em qual você está, cheque o quadro de informações ou pergunte ao padre.

  5. Abra o Próprio das Solenidades e Dias Santos. Aqui achará a maior parte das leituras de missas e rezas apropriados a dias que tomar parte dos domingos regulares ou serviços no dia da semana. São incluídos o Domingo da Trindade (sempre celebrado no domingo depois do Pentecoste, apesar do domingo no Tempo Comum), a Ceia do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Sagrado Coração de Jesus e muitos outros.

  6. Vá para o Próprio dos Santos. Aqui se encontram as leituras e rezas apropriadas para a comemoração da Virgem Maria, os anjos e dos santos. Alguns santos mais importantes, como São Pedro e João, o Batista, terão leituras e rezas específicas. Outros dividirão leituras e rezas com outros santos. O missal direcionará para as leituras apropriadas, se forem divididas.

  7. Leia os Ritos e Rezas Adicionais, geralmente impressos na parte de trás do livro. Muitos missais incluirão textos e instruções para cerimônias ocasionais como Bendições e Sacramentos, a Via Sacra e Reconciliação (também conhecido com Confissão).

Loading...

Dicas

  • Em alguns missais, o Ano Litúrgico interior (desde o Primeiro Domingo do Advento ao último Domingo do Tempo Comum) é impresso junto, seguido de Ordinário da Missa e então Próprio dos Santos.

O que você precisa

  • Missal católico

Referências

Loading ...
Loading ...