on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como entender o que significa 120V de tensão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A corrente alternada de 120 volts é o padrão de transmissão elétrica nos Estados Unidos e na maior parte do Brasil. A maioria dos aparelhos domésticos são projetados para 120V de tensão para um funcionamento normal e sem problemas. Para entender como funcionam os 120V de tensão elétrica, é mais simples desenhar a função seno que a representa. A tensão de 120V opera em 60 ciclos por segundo, sendo um ciclo por segundo denominado "Hertz".

Instruções

A corrente alternada de 120V funciona em uma fase cíclica, como uma função periódica seno, semelhante a mostrada ao lado (noise image by Nicemonkey from Fotolia.com)
  1. Coloque uma folha de papel sobre uma superfície plana e use a régua e o lápis para desenhar uma linha horizontal de um lado a outro do papel, medindo 15 cm.

    Loading...
  2. Desenhe então uma linha vertical de aproximadamente 10 cm na margem esquerda da linha desenhada no Passo 1, de modo que 5 cm estejam abaixo da linha horizonta e 5 cm estejam acima. Trace outra linha vertical da mesma forma que a anterior, agora na extremidade direita da linha horizontal.

  3. Meça 5 cm acima do centro da linha horizontal e trace outra reta horizontal, da linha vertical da esquerda para a da direita. Repita o processo para 5 cm abaixo da linha horizontal, traçando a terceira reta horizontal. O resultado deve se assemelhar a uma partitura musical, com duas retas verticais compreendendo três retas horizontais.

  4. Nomeie a reta horizontal central como 0V (zero volts), a reta horizontal superior como +60V (voltagem positiva) e a inferior como -60V (voltagem negativa).

  5. Com a ponta do lápis onde a reta horizontal central encontra a reta vertical esquerda, desenhe um semicírculo, de modo que o topo encontre a linha superior horizontal e seu fim volte para a linha horizontal central 0V. Esse semicírculo representa meia fase da tensão, com +60V (60V positivos).

  6. Com a ponta do lápis no ponto onde o semicírculo intercepta a reta horizontal central, inicie o desenho de outro semicírculo. A parte inferior deverá interceptar a linha horizontal inferior de -60V, e então retornar à linha central 0V.

  7. Continue a desenhar os semicírculo superiores e inferiores, até que tenha um número igual dos mesmos. Se possível tente desenhar 30 semicírculos superiores e 30 inferiores, totalizando 60 semicírculos.

  8. Adicione uma legenda na parte superior da folha, afirmando que a distância entre as retas verticais representam um segundo (t = 1 s). Com o total de 30 semicírculos superiores e 30 inferiores, totalizamos 60 no período de um segundo. Em eletrônica chamamos isso de "60 Hertz" ou 60 ciclos de onda seno. Um ciclo é o tempo que a tensão leva para partir de 0V pelo semicírculo e chegar a +60V, descer então novamente para 0V e então até -60V, para completar o ciclo em 0V. Dois semicírculos formam um círculo, que representa um ciclo completo. Há 60 ciclos por segundo em 120 volts de tensão.

Loading...

O que você precisa

  • Régua
  • Papel e lápis

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...