O que dizer quando entrar em uma loja procurando um emprego?

Escrito por kristen hamlin | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que dizer quando entrar em uma loja procurando um emprego?
Seja educado e profissional, quando você se candidatar a um trabalho pessoalmente (help wanted image by Tom Oliveira from Fotolia.com)

Às vezes, a melhor maneira de encontrar um novo emprego é apenas sair e começar a bater perna, se inscrevendo em pessoa nas lojas de varejo que estão contratando. Se você é tímido ou fica desconfortável perto de outras pessoas, ou se você nunca procurou um trabalho antes, você pode não saber exatamente o que dizer quando entra em uma loja à procura de emprego.

Outras pessoas estão lendo

Primeiras impressões

As primeiras impressões são importantes quando você estiver procurando por um emprego, e sua aparência pode dizer muito sobre você antes mesmo de abrir a boca. Antes de entrar em uma empresa à procura de um emprego, certifique-se de que você pareça profissional e conservador. Corte o cabelo, se você precisar e certifique-se de que suas mãos e unhas estão limpas e bem cuidadas. Use roupas limpas e apropriadas. Você não precisa necessariamente se vestir de terno e gravata, mas não entre em uma loja de jeans rasgados e com uma camiseta suja se você quiser causar uma boa impressão e conseguir um emprego.

O que dizer

Quando você entrar na loja, apresente-se ao representante de serviço ao cliente no balcão de atendimento, ou à pessoa que trabalha atrás do balcão, e pergunte se você pode conversar com alguém sobre um trabalho. Se você tem certeza de que o negócio está contratando - você viu um cartaz na janela, ou um anúncio no jornal - mencione aqueles aos quais você gostaria de se candidatar. Peça para falar com a pessoa listada no anúncio se for o caso. Quando você encontrar o gerente ou o responsável pela contratação, apresente-se de novo e diga a ele que você quer se candidatar a um emprego. Em alguns casos, você não pode realmente encontrar a pessoa responsável pela contratação. Nesse caso, você pode receber um formulário para preencher, ou ser encaminhado a um computador para preencher um online. Não importa o que aconteça, seja educado e agradeça a todos com quem você falar por sua atenção.

Entrevistas

Em alguns casos, especialmente com lojas pequenas e independentes, você pode conseguir uma entrevista para o trabalho no local. Esteja preparado para falar com o gerente imediatamente e responder a perguntas sobre a sua experiência e qualificações. Dê tempo para isso em sua agenda de caça ao trabalho, você não vai querer perder uma oportunidade só porque você não pode falar com o gerente imediatamente. Responda às perguntas do gerente de maneira honesta e completa, e sempre seja educado. Se você não conseguir uma entrevista imediatamente logo que entregar seu formulário preenchido, pergunte educadamente quando o gerente vai fazer uma decisão e, se você pode voltar a perguntar sobre sua decisão dentro de alguns dias.

Prepare-se com antecedência

Prepare seu currículo antes de sair à procura de um emprego. Em um mercado de trabalho difícil, muitos candidatos bem qualificados podem se candidatar a trabalhos aos quais normalmente não se candidatariam, e você precisa se sobressair. Mesmo que você tenha experiência de trabalho limitada, digite um currículo com aparência profissional realçando sua educação, experiência e habilidades. Também prepare uma lista de referências, com suas informações de contato. Estas informações irão ajudá-lo a preencher pedidos de emprego. Se você tiver essa informação pronta quando você entrar em uma loja, mesmo que a loja não esteja contratando ou não tenha inscrições disponíveis, você pode deixar uma cópia de seu currículo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível