Mais
×

Como entreter as crianças em viagens longas

Getty Images

Introdução

Dez horas em um voo com uma criança inquieta. Ou cinco horas no carro com seu filho que não para de pedir pelo DVD de "A Galinha Pintadinha". Imaginou? A cena é comum para muitos pais, e deixa viajantes de cabelos em pé. Mas a situação pode não ser tão difícil assim. O importante ao viajar com uma criança é arrumar atividades para ela realizar durante o percurso. Valem jogos, desenhos, músicas. Use sua criatividade e faça uma boa viagem.

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Segurança

Antes de pensar em como distrair seu filho, pense na segurança do pequeno durante a viagem. Se o passeio for de carro, coloque-o na cadeirinha adequada para sua idade. Além de perigoso, é uma infração de trânsito conduzir a criança sem o assento específico. Se viajar de avião ou ônibus e seu filho for menor de dois anos, ele pode ir com você, no seu colo. Algumas companhias oferecem uma espécie de bercinho para os bebês. Se eles estiverem no colo, mantenha os cintos atados e segure-os bem. Você pode usar um sling (carregador de bebê), para mantê-lo junto de você. Se a criança tiver mais de dois anos e seu próprio assento no voo, oriente-a a ficar com os cintos atados.

Rayes/Photodisc/Getty Images

Animações infantis

Crianças gostam muito de desenhos animados. Seu filho certamente tem um preferido, seja "A Galinha Pintadinha", "Peixonauta", "Dora" ou "Patati Patatá". Em vez de separar o pequeno de seus personagens animados durante a viagem, leve-os com vocês. Providencie um DVD portátil e exiba os desenhos ao longo do caminho, ou ainda leve o notebook ou um tablet para a exibição dos vídeos e clipes animados. Até o celular pode servir para isso. Grave os clipes preferidos dos seus filhos e com isso prenda a atenção dos pequenos. Lembre-se sempre de oferecer fones de ouvido, para não incomodar os outros ocupantes do avião ou carro.

Digital Vision/Photodisc/Getty Images

Desenhar

Crianças adoram atividades de desenho e pintura. Se você estiver no carro, pintar uma figura é mais difícil, mas você pode carregar consigo massinhas de modelar. No avião, é mais fácil usar a mesinha do banco à frente para desenhar e pintar. Leve na bolsa algumas folhas de sulfite e gizes de cêra, por exemplo. Peça para seu filho pintar as nuvens, o sol, o avião, as paisagens do destino que os aguarda. Você também pode comprar um livreto de atividades, com figuras para pintar e joguinhos - palavras cruzadas, ligar-os-pontos, adivinhação etc.

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Historinhas

Seu pequeno gosta de ler? Então conte histórias para ele. Você pode aproveitar o computador para ler na tela algumas fábulas infantis. Pode ainda levar um gibi ou livro. Se não quiser carregar muito peso, pode simplesmente contar novamente a história da Branca de Neve, Os Três Porquinhos ou Rapunzel, inclusive fazendo alterações nas histórias. Algumas crianças gostam destas mudanças e se divertem com personagens inventados. Peça também para seu filho soltar a imaginação e dar novas versões. Há CDs que acompanham livros e narram as histórias clássicas. Se seu filho tiver paciência para ouvi-las, esta também é uma boa opção de entretenimento.

Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images

Música

Aquele DVD portátil ou computador entra novamente em ação. Faça uma seleção com as músicas preferidas do seu filho e cante-as junto com ele. Mais uma vez, se estiver no avião, use fones de ouvidos. Se estiver no carro, a farra pode ser um pouco maior -- mas lembre-se de que o motorista não pode se distrair ao volante. Cante, toque a canção novamente, cante outra vez. Há crianças que se acalmam com música. Portanto, você também pode usar o som para tentar fazer com que elas durmam por algumas horas, o que também "encurtará" a viagem.

Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images

Lanchinho

As viagens longas cansam crianças e pais. E haja criatividade para ter o que fazer em cada minuto dentro do carro, ônibus ou avião. Leve em uma bolsa térmica alguns lanches para consumir no caminho. Você pode levar frutas, bolachas, salgadinhos, sucos, achocolatados e água. Assim, não terá de parar a cada vez que a criança tiver fome (se a viagem for de avião, você não pode parar nem que queira). E comer uma fruta ou salgadinho enquanto assiste a um desenho pode deixar os pequenos mais tranquilos ao longo do trajeto. Invista sempre em comidinhas saudáveis para as crianças.

Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images

Parada para descanso

Se você estiver viajando de avião, não será possível fazer uma pausa para que as crianças descansem. Neste caso, oriente seus filhos a andarem pelo avião depois de um período sentados. Se você estiver de carro ou ônibus, faça paradas pelo caminho. Estes intervalos são importantes para se movimentar um pouco, tomar água, ir ao banheiro e alongar o corpo antes de seguir viagem. Aproveite para tirar fotos nas paradas e mantenha o bom humor ao longo do caminho. Se a criançada sentir que o trajeto é difícil para os adultos, para eles também será uma viagem incômoda e interminável.

Maria Teijeiro/Photodisc/Getty Images

Paisagem

Quem nunca ficou olhando para fora da janela do carro, ônibus ou avião e admirando as paisagens que passam? Se nós adultos nos permitimos sonhar, imagina o que passa na imaginação das crianças. Aproveite a oportunidade para ensinar seu filho. Você pode mostrar a ele animais, como bois e cavalos; plantações; fábricas; prédios; pastagens; desenhos nas nuvens. E a cada nova paisagem, pode propor um jogo, pedir a ele para adivinhar coisas e contar curiosidades sobre tudo o que está vendo. Dessa forma o tempo passa mais rápido e vocês ainda aprendem juntos.

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Videogames e brinquedos

Deixamos os brinquedos como último recurso para que você não precise levar em sua mala uma infinidade de objetos. Mas vale a pena carregar com vocês os brinquedos preferidos de seu filho. Assim, se ele quiser dormir, o ursinho estará por perto. E se quiser brincar com a boneca ou carrinho preferido, ele também vai estar ali. Outra dica é levar o videogame portátil do seu filho -- ou até o celular com o jogo que ele goste. É mais uma opção de atividade para os baixinhos fazerem durante o trajeto. Com criatividade e bom humor, a viagem se tornará prazerosa para toda a família.