Mais
×

Como envernizar concreto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O concreto envernizado explodiu em popularidade devido ao seu belo acabamento e a facilidade de ser feito. A popularidade do material inspirou inovações na indústria. Um novo produto tem sido desenvolvido para facilitar o processo de aplicação e permitir que se criem cores criativas. O produto é o verniz de cerveja para concreto e, como seu nome, você pode usar cerveja ou produtos similares, como o vinho e outras bebidas, para alcançar a cor desejada.

Instruções

Você pode usar cerveja para obter o tom de verniz desejado (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Encontre um vendedor do verniz de cerveja para concreto. Procure na internet ou pergunte a seu vendedor local para que faça isso por você. Quando estimar seu pedido, tenha em mente que cada 4 litros de verniz cobrem de 45 a 65 m².

  2. Escolha o produto com o qual deseja misturar o verniz. Você pode misturar com água, cerveja, vinho, álcool, acetona ou laca. A melhor variação de cor será criada pela sua escolha de cerveja ou vinho. As possibilidades são vastas quando se considera cores de roxo do vinho. Adicionar acetona ou laca permite que se aplique o verniz sobre material selado ou colorido. Essa é uma capacidade única do verniz de cerveja que não é encontrada em vernizes ácidos, de epóxi ou acrílicos.

  3. Prepare o piso de concreto. Se tiver um piso homogêneo, ele precisará ser lixado com uma lixadeira para obter uma superfície porosa para o verniz. É mais fácil alugar uma lixadeira em lojas especializadas. Use a lixas de granulação 50 para lixar o piso.

  4. Limpe o piso com a vassoura e depois passe o aspirador quando acabar de lixar. Use um balde de água, vassoura e rodo para finalizar a limpeza. Deixe o piso secar completamente antes de seguir para o próximo passo.

  5. Crie seu verniz. Misture quantidades iguais de verniz e de seu agente de cor, que pode ser cerveja ou vinho. Misture o verniz e carregue o agente em um balde de 20 litros. Misture vigorosamente, mas sendo cuidadoso para não respingar o verniz. Uma vez que a mistura esteja completa, despeje metade do conteúdo de volta na embalagem do verniz para que possa colocar a tampa. Chacoalhe vigorosamente.

  6. Adicione o conteúdo da lata em um borrifador. Teste em um ponto remoto do piso para assegurar-se de que não tenha errado a cor. Se estiver satisfeito, aplique uma camada leve sobre toda a área do piso. Uma segunda e terceira camada podem ser ser adicionadas se desejar uma cor mais escura. A ideia é escurecer a cor gradualmente. Usando laca ou acetona à mistura, pode-se recobrir o piso em 15 minutos. Metodicamente balance o borrifador para a direita e para a esquerda a aproximadamente 5 a 7 cm do piso. Comece em um canto e trabalhe em direção a saída do cômodo. Nunca pare em um ponto enquanto borrifa e permita que muito verniz se acumule.

  7. Se adicionar acetona ou laca no acabamento, é possível que se encere o piso em uma hora depois de finalizar o processo de envernizar. Se usar cerveja, vinho ou outro agente de cor, espere 24 horas antes de encerar. Você pode usar a mesma lixadeira que alugou para encerar o piso. Mude apenas a lixa por um disco de enceradeira.

O que você precisa

  • Verniz de cerveja para concreto
  • Lixadeira de concreto
  • Lixas de granulação 50
  • Aspirador de pó
  • Vassoura e rodo
  • Borrifador
  • Enceradeira
  • Água
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article