×
Loading ...

Como envernizar MDF

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

MDF é uma placa de madeira feita com fibras de madeira e cera ou resina. Ela é feita com fibras separadas, como partículas, mas é mais densa e pode ser usada como compensado. Devido à construção da tábua, não se aplica verniz do mesmo modo. Há um procedimento, no entanto, que pode ser usado com o verniz e que lhe ajudará a obter aquele visual que deseja.

Instruções

O MDF é feito com fibras de madeira (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Coloque a madeira em uma superfície lisa. Lixe toda a superfície do MDF para ter uma área de trabalho lisa e livre de lascas e outras imperfeições.

    Loading...
  2. Comece pelo final, aplicando o verniz na tábua com movimentos longos, assim como faria com a tinta. Varie o comprimento das aplicações. Trabalhe de uma ponta à outra com fileiras longas.

  3. Quando terminar a primeira fileira, comece a segunda um pouco por cima da primeira. Vá descendo de uma ponta à outra.

  4. Repita isto para as fileiras remanescentes da tábua, pintando em movimentos longos e sobrepondo cada fileira um pouco. Deixe o verniz secar de um dia para o outro e depois use a madeira.

Loading...

Dicas

  • Não cubra demais o verniz, pois isso pode fazê-lo parecer irregular. Ele ainda deve permanecer quase transparente.

Aviso

  • Não faça os movimentos de aplicação do mesmo tamanho ou sobreponha as fileiras da mesma maneira, pois isso iria fazer a tábua parecer falsa e não natural.

O que você precisa

  • Pedaço de MDF
  • Papel lixa
  • Verniz de madeira à base de água
  • Pincéis e rolos de tinta

Referências

Loading ...
Loading ...