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Como enviar uma carta comercial com cópia para vários destinatários

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O CC é um acrônimo que significa cópia carbono. Ele é utilizado para o envio de um único documento, como uma carta comercial, a vários destinatários. No entanto, esse acrônimo é geralmente associado às comunicações por e-mail. Assim, dependendo de seu meio de comunicação, enviar uma cópia de uma carta comercial pode significar algo diferente; ou seja, uma carta comercial enviada por e-mail precisa de ações diferentes para ser enviada, em relação a uma tradicional carta comercial impressa.

Instruções

As cartas comerciais podem ser enviadas em formato impresso ou por e-mail, com cópia para vários destinatários (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

    Carta comercial impressa tradicional

  1. Decida quem serão os diversos destinatários para a carta comercial.

  2. Mantenha todo o conteúdo da carta original. Ou seja, não mude os cumprimentos ou nenhuma outra parte da carta, mesmo se a estiver enviando a vários destinatários.

  3. Adicione uma linha formal com a inscrição CC ao final da carta. Essa parte vem após todo o conteúdo da carta comercial e é apresentada por último. Um exemplo de uma linha com essa inscrição é:

    CC: João da Silva, Jane Santos e Marcos Moreira.

  4. Imprima várias cópias da carta e envie-as ao destinatário original e aos destinatários copiados. De acordo com o website Savvy Business, não é necessário enviar uma carta de apresentação aos destinatários em cópia; envie somente a carta em si.

    Carta comercial por e-mail

  1. Insira o endereço de e-mail do destinatário original no campo "Para:" do e-mail.

  2. Insira todos os outros destinatários em cópia no campo "Cc:". Geralmente, esse campo está localizado próximo ao campo "Para:".

  3. Digite o conteúdo da carta comercial na seção de conteúdo do e-mail. Outra alternativa é anexar o arquivo da carta comercial ao e-mail. Não altere nenhum conteúdo da carta, como os cumprimentos.

  4. Inclua uma declaração ao final do e-mail indicando os indivíduos que receberam uma cópia da carta. Embora isso seja opcional e nem sempre incluso nos e-mails, é útil para que os destinatários copiados entendam por que estão recebendo a carta.

  5. Envie o e-mail e, assim, o destinatário original e os destinatários copiados receberão a carta comercial.

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