Como enviar comandos para uma aplicação fora de foco com Visual Basic

Escrito por darrin koltow | Traduzido por ritaciro cavalcante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O Visual Basic (VB), a linguagem de desenvolvimento da Microsoft, oferece pelo menos duas maneiras de automatizar programas fora de foco, ou seja, que não estão recebendo entrada do usuário. Uma maneira é a de executar as funções que o programa a ser controlado expõe a programas para o efeito de controle. Outro método envolve a automação usando a classe SendKeys VB. O método Send dessa classe pode enviar toques de tecla para aplicações que tomaram foco pelo comando AppActivate. O envio de comandos do VB para comandos fora de foco permite que diferentes tipos de programas trabalhem em conjunto.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Abra o VB e clique no menu File (Arquivo) e depois em New Project (Novo Projeto) para começar um programa do zero. Você o personalizará para mandar um comando para uma aplicação fora de foco.

  2. 2

    Clique no link Windows Form Application (Formulário de Aplicação Windows) que aparece na caixa de diálogo de New Project (Novo Projeto). Abra a janela para Design no menu Window (Janela) para criar o formulário de entrada de usuário do programa.

  3. 3

    Arraste um controle de rótulo da caixa de ferramentas para dentro do formulário, colocando-o perto do topo. Clique com o botão direito no rótulo e clique em Properties (Propriedades), e digite "Aplicação a ser automatizada" na linha de propriedades Text (Texto).

  4. 4

    Faça outro rótulo como feito anteriormente, mas coloque-o diretamente abaixo do primeiro e, como texto, digite "Sequência de teclas".

  5. 5

    Arraste para o formulário uma caixa de texto da caixa de ferramentas, colocando-o diretamente à direita do primeiro rótulo. Arraste outra caixa de texto à direita do segundo rótulo.

  6. 6

    Arraste para o formulário um botão, colocando-o abaixo dos campos já existentes. Clique duas vezes no botão para entrar em uma janela para digitar o código-fonte de automação do seu programa.

  7. 7

    Cole o código-fonte a seguir acima da linha "End Sub" na subrotina "Button1_Click". Este código ativará o programa entrado na primeira caixa de texto, e depois enviar o comando especificado na segunda caixa de texto.

    AppActivate(TextBox1.Text) SendKeys.Send(TextBox2.Text)

  8. 8

    Rode o programa para qual você quer mandar o comando de teclas.

  9. 9

    Pressione F5 para rodar o programa, e digite o nome de um programa para enviar um comando de teclas. Digite uma sequência de teclas que realiza o comando na segunda caixa de texto. A seguir, temos exemplos de entradas para as duas caixas de texto, que enviarão o comando "Voltar" de um browser (Rode o programa antes de entrar o comando, e navegue para uma página nova):

    Digite o nome do browser (p. ex. "Firefox," "Internet Explorer") na primeira caixa de texto. Na segunda, digite "%{LEFT}.". O VB interpretará esta sequência como "Alt + Seta para esquerda", um comando comum em browsers para voltar à página anterior.

  10. 10

    Pressione o botão do formulário para enviar o comando ao programa aberto. Se você usou os dados do passo 9, o browser voltará à página anterior.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível