×
Loading ...

Como envolver o cabo de uma katana

Atualizado em 17 abril, 2017

Katanas são sabres longos que vêm sendo usados ao longo da história japonesa. Enrolar o cabo de uma katana, uma arte conhecida como "tsukamaki", é também uma tradição japonesa. Os cabos de katanas são tradicionalmente envolvidos em "ito", que é um fino fio de seda tecido em fios grossos. Aperfeiçoar a arte do "tsukamaki" leva anos de prática, mas, com algumas instruções simples, até iniciantes podem enrolar um cabo de katana.

Instruções

Enrolar um cabo de katana não só proporciona controle, mas também adiciona estilo (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Dobre o "ito" para que as duas extremidades se toquem. Segure as duas pontas entre dois de seus dedos e deixo o "ito" pendurado. Localize o meio dele, que é o centro do pequeno arco que se forma.

    Loading...
  2. Posicione a porção central do "ito" abaixo do "fuchi" (a aba do lado da alça) e pressione-o contra o lado do "tsuka" (o cabo).

  3. Puxe o "ito" com força e envolva-o no cabo, até que ele toque o lado oposto.

  4. Dobre uma ponta do "ito" entre seus dedos, para que o lado tocando o cabo agora esteja do outro lado do cabo. Torça mais uma vez, na mesma direção, para que o lado que originalmente tocava o cabo agora toque-o novamente. Segure a porção torcida de "ito" contra o cabo com seus dedos.

  5. Torça a outra ponta do "ito" da mesma maneira, usando sua mão livre. Puxe-o com força e envolva-o sobre a outra porção torcida para que as duas partes formem um "X".

  6. Envolva as duas pontas do "ito" em volta do cabo, até que as pontas encontrem o "X". Deixe o "ito" embaixo do "X" para que ele cubra uma nova porção do cabo.

  7. Repita o procedimento de torção com as duas pontas do "ito" para formar um "X", envolvendo-o em volta do cabo após fazer cada "X". Solte um comprimento de "ito" após cada envolvimento, até que todo o cabo esteja coberto e envolvido. Certifique-se que o "ito" esteja tenso durante todo o processo.

  8. Amarre as duas pontas do "ito" juntas no nó de sua escolha, puxando-o firmemente para que o nó deslize em volta do cabo.

  9. Corte o excesso de "ito" com tesoura.

  10. Aplique cola no lado posterior do nó, para ajudá-lo a ficar no lugar.

Loading...

O que você precisa

  • Ito
  • Tesouras
  • Cola

Referências

Loading ...
Loading ...