×
Loading ...

Como enxertar laranjeiras

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Aprender como enxertar laranjeiras é um ótimo método de colher diferentes tipos de laranjas do mesmo enxerto. É interessante notar que você não está limitado apenas a laranjas, você pode enxertar qualquer tipo de árvore cítrica em laranjeiras. A parte mais difícil do processo é o período de espera de um mês onde a Mãe Natureza decide sobre o sucesso ou fracasso do enxerto.

Instruções

Enxerto (Wikimedia Commons/Sorruno)
  1. Espere até a primavera para iniciar o processo de enxerto. O melhor momento para cortar e inserir enxertos é quando a árvore está prestes a entrar na temporada de crescimento ativo de novo. Se você perder esse momento propício, fique tranquilo, pois a maioria dos enxertos feitos entre outubro e março irão crescer bem e produzirão muitas frutas nos anos seguintes.

    Loading...
  2. Corte alguns galhos com brotos para enxerto de 25 a 30 cm de comprimento a partir de uma árvore saudável. Estes devem ser galhos que brotaram no crescimento do ano anterior. Resista à tentação de usar enxertos de brotos do ano atual, já que eles normalmente não serão bem-sucedidos. Use uma faca bem afiada para esse processo; você não deve correr o risco de lascar a base do enxerto.

  3. Escolha os locais em suas laranjeiras onde você quer colocar os enxertos. Para melhores resultados, é aconselhável colocar os enxertos cerca de 15 a 25 cm acima do solo, e não mais do que isso. Quanto mais próximo do solo você inserir o enxerto, mais nutrientes não diluídos, água e seiva ele receberá. Quanto mais alto você colocá-lo, maior será a chance de ele morrer ou ficar longo demais para se tornar um galho forte.

  4. Faça um corte de 4 cm em formato de "T" no local de enxerto de sua escolha. Use uma faca afiada para fazer isso e corte bem abaixo da casca, na verdadeira madeira da árvore.

  5. Pegue o primeiro enxerto e escolha o maior broto. Com uma faca afiada, gentilmente corte o broto e uma grossa camada de madeira (e também de casca) na qual ele estiver preso.

  6. Descubra a madeira por baixo do corte em "T" em sua laranjeira levantando gentilmente a casca.

  7. Insira gentilmente a lasca de madeira com o broto anexado. Comece pelo topo do "T" e mova-o para baixo. O broto será mantido no lugar pela casca da árvore utilizada.

  8. Amarre fita de brotamento embaixo e acima do enxerto. O objetivo é prevenir qualquer movimento que possa impedir a integração do enxerto com a madeira da laranjeira. A fita também evita perda de umidade e calejamento prematuro no local de enxerto.

  9. Repita os Passos de 4 a 8 para cada enxerto que você queira inserir nas laranjeiras.

  10. Remova a fita de brotamento após de 21 a 28 dias. Os enxertos bem-sucedidos apresentarão brotos verdes e saudáveis; os enxertos fracassados normalmente estarão murchos e terão apodrecido.

Loading...

Dicas

  • Muitos livros de jardinagem defendem o uso de um "T" invertido ao invés de em pé. Ambos os métodos funcionam.

O que você precisa

  • Faca afiada
  • Árvores cítricas para retirar brotos para enxerto
  • Laranjeiras
  • Fita de brotamento

Recursos

Loading ...
Loading ...