O que é enzima de mamão?

Escrito por sabah karimi | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é enzima de mamão?
A enzima de mamão oferece vários benefícios à saúde (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A enzima de mamão é uma mistura poderosa de enzimas proteolíticas derivadas do mamão e oferece diversos benefícios para a saúde e digestão. A enzima pode acelerar certas reações químicas nas células, além de quebrar certos tipos de proteína. A enzima do mamão, também chamada de papaína, tem usos médicos e práticos. As pessoas podem usufruir dos benefícios dela comendo mamão ou tomando suplementos de enzima.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

A enzima do mamão é chamada papaína, uma enzima digestiva que ajuda a quebrar certos tipos de alimentos no estômago. A papaína dissolve o tecido da proteína quando entra em contato com certos tipos de carne. Consequentemente, ela é usada para cozinhar e assar carnes, agindo como um amaciante. A enzima do mamão também tem muitos benefícios para a saúde. De acordo com o site WHFoods.com, a papaína pode ser usada para prevenir alguns tipos de lesões causadas pela prática de esportes, crises alérgicas e pode até prevenir o câncer de cólon, já que ela melhora a saúde digestiva.

Usos

A papaína pode ser comprada na forma de suplemento em lojas físicas ou online de produtos naturais e é comumente utilizada como auxiliar para digestão. De acordo com o site Wired.com, a papaína, enzima encontrada no mamão, contém propriedades que podem quebrar venenos e outras proteínas, protegendo, assim, nossos sistemas imunológicos. O site HealthSquare.com lista fórmulas orais de enzima do mamão para aliviar problemas digestivos. O Nutrasanus.com aponta que outros usos medicinais da papaína incluem a prevenção de deformação nas cicatrizes da córnea, tratamento de picadas de insetos e águas-vivas e a desfibrinação de alguns tipos de feridas.

Benefícios à saúde

A papaína tem um efeito calmante no estômago, além de ajudá-lo a quebrar proteínas mais facilmente. Carne vermelha, peixes e certos tipos de vegetais ricos em proteínas podem ser quebrados e absorvidos pelo estômago prontamente com a ajuda da enzima digestiva. De acordo com o WHFoods.com, a enzima do mamão também tem efeito anti-inflamatório no corpo, ajudando a acelerar o processo de cicatrização após uma queimadura ou lesão.

Efeitos colaterais em potencial

De acordo com o HealthSquare.com, os suplementos de papaína podem causar alguns efeitos colaterais indesejados, se tomados oralmente. Esses efeitos podem incluir muita sonolência, frequência cardíaca diminuída, náusea ou vômitos, dor abdominal intensa, cãibras estomacais e incapacidade de se mover. Algumas pessoas podem ter reações alérgicas, como muita tontura, coceira ou inchaço, erupções ou dificuldades para respirar. Se apresentar qualquer um desses sintomas, procure um médico imediatamente.

Considerações

Algumas pessoas optam por usufruir dos benefícios da papaína consumindo o mamão; outras, tomando o suplemento. A papaína pode ser vendida sem prescrição médica e também é encontrada em alguns produtos de beleza de uso tópico e pomadas. Contudo, a FDA, Food and Drug Administration, agência do governo americano responsável pela saúde pública, emitiu um mandado em 2008 para proibir a venda de produtos que contivessem papaína, pois algumas pessoas estavam apresentando problemas de saúde que podem ser justificados pelo uso dos produtos contendo essa enzima.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível