Como equalizar e comprimir vocais de rap

Escrito por christian mullen | Traduzido por jessica modono
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como equalizar e comprimir vocais de rap
A maioria dos vocais precisa ser comprimida, mas a quantidade de compressão usada depende do estilo da música e do cantor (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Compressão e equalização, que são dois processos separados, são necessários para quase todos os trabalhos com música em estúdios de gravação. Enquanto vocais de rap são frequentemente destacados e comprimidos naturalmente, eles competem com batidas de baixo pesadas e precisam ser destacados da trilha em si. Acentuar as altas frequências pode fazer os vocais soarem mais claros, enquanto comprimi-los fortemente pode ajudar a destacá-los e serem ouvidos sobre a música, o que às vezes é secundário ao que está sendo dito nessa forma poética de expressão musical.

Nível de dificuldade:
Moderado

Instruções

  1. 1

    Ouça a faixa vocal solo primeiro para ter um indicador do que será necessário de equalização e compressão. A maioria dos raps são bastante enérgicos e terão que ser avaliados sozinhos, assim como a música. Ative as outras pistas de áudio e ouça o vocal junto com o resto da música. Você não quer simplesmente aumentar o volume da trilha, e sim cortar ou aumentar determinadas frequências para conseguir uma boa mixagem.

  2. 2

    Aumente em 3 dB a frequência de 3 kHz usando o equalizador embutido no software que você está usando para editar o áudio. Isso geralmente fará o vocal soar mais claro e dar um som mais agudo. Você também pode querer cortar essa frequência em alguns sons com agudos mais pesados, como pratos e teclados, para ajudar a acentuar a linha vocal sem soar estranhamente alto. Acentue ou aumente as frequências médias entre 500 e 700 Hz para ajudar os vocais a se destacarem na mixagem também.

  3. 3

    Comprima os vocais utilizando o compressor embutido no software editor de áudio. Comece com uma predefinição para os vocais e faça os ajustes necessários baseados no vocalista. Ignore a compressão primeiro para ter uma ideia dos picos e valores que você ouve nos vocais. O rap geralmente é consistente e você não precisará de muita compressão. Em alguns casos, a compressão pode soar falsa, então tenha certeza de colocar o suficiente para a linha vocal ser ouvida, mas não sobressaindo ao resto das pistas.

  4. 4

    Ajuste o compressor, iniciando com uma proporção de ratio de 2:1. O ratio é a quantidade de compressão acima do predefinido. Neste caso, a compressão é duas vezes reduzida acima desse limiar. Será muito sutil, mas dará um ataque rápido e solto. O ataque determina a velocidade com que a compressão acontece e a libertação é o tempo que demora para a compressão se desligar. Um ataque rápido com libertação rápida permitirá que os vocais soem fortes e equilibrados. Aumente o ratio da compressão até que os medidores das pistas comecem a se equilibrar.

  5. 5

    Faça a mixagem da música usando a compressão e equalização desejada e grave um CD ou coloque-a em um pendrive. Ouça a música no maior número de aparelhos possíveis procurando qualquer qualidade não natural dos vocais em relação à equalização e à compressão. Faça anotações e os ajustes adequados. Geralmente é difícil acertar da primeira vez a não ser que você esteja familiarizado com a forma que esses efeitos trabalham em uma voz específica.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível