Passatempos

Como equalizar vocais masculinos

Escrito por ezekiel james | Traduzido por pedro santos
Como equalizar vocais masculinos

A frequência da voz masculina costuma estar entre 125Hz e 180Hz.

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

A equalização é tanto uma arte, quanto uma ciência. A ideia principal por trás da equalização de vocais masculinos é intensificar as frequências naturais com as quais você está trabalhando. O processo envolve ajustar os botões de equalização de seu mixer de áudio até que você consiga o som adequado. Se por um lado mixar vocais masculinos é em grande parte subjetivo, existem muitos métodos testados e aprovados de equalização adequada. O tipo de voz que o vocalista que você está mixando tem – tenor, barítono ou baixo – irá determinar a técnica a ser utilizada.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Instrua o vocalista para cantar alguns compassos no microfone. Ouça os vocais para detectar algum problema perceptível de áudio, como estalos, vocais anasalados ou um som murcho saindo dos alto falantes.

  2. 2

    Examine os seletores de equalização de sua mesa de mixagem. A maioria das mesas tem equalizadores de três bandas embutidos na própria mesa. Dependendo da sua mesa de mixagem específica, ela pode incluir frequências que vão de 30Hz até acima de 18,000kHz. O alcance da voz humana vai de 200Hz a 1000Hz. De acordo com o HomeTracked.com, a voz média masculina está entre 125Hz e 180Hz.

  3. 3

    Coloque todos os botões de equalização em “0.”. Deixe todas as frequências em 7hHz e abaixo de “0.” Aumentar todas as frequências abaixo que só vão embolar a voz do vocalista saindo dos alto-falantes.

  4. 4

    Aumente o volume dos botões de EQ entre 200Hz e 1000Hz para dar mais brilho aos vocais. Isso poderá ser particularmente útil quando estiver lidando com cantores de vocal anasalado ou muito grave. Abaixe os mesmo botões de frequência para amenizar vocais de tom muito agudo.

  5. 5

    Reduza as frequências na faixa dos 1kHz para remover estalos e chiados do microfone.

Dicas & Advertências

  • Ao equalizar qualquer voz, tenha em mente que seus ouvidos são seu melhor recurso. Se pro um lado é importante entender o básico da equalização, tudo se resume ao que soa bem. Continue trabalhando dentro dos parâmetros de EQ até que você tenha conseguido o som desejado.
  • Para aperfeiçoar sua arte de mixagem, procure cursos voltados para equalização, além de teoria e prática de mixagem de áudio.
  • É possível equalizar excessivamente os vocais aumentando qualquer alcance de frequência exageradamente. Sempre ouça os vocais sem equalização antes de tentar intensificar as frequências.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media