on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Equipamento para recuperação de HD

Atualizado em 17 abril, 2017

Um dos maiores problemas encontrados por usuários ou donos de computadores é quando o HD (hard disk ou disco rígido) trava. Quando isso ocorre, a maior parte dos arquivos armazenados pode sumir e nunca mais ser recuperada. Portanto é importante saber como recuperar arquivos corretamente. Essa tarefa requer o uso de equipamentos adequados.

Informações em HDs danificados podem ser recuperadas (Image by Flickr.com, courtesy of Pawel Loj)

Equipamento

Para começar o processo de recuperação do HD, certos materiais serão necessários. Incluem-se scanners de alto e de baixo nível, esses programas irão ajudar a determinar a causa do problema e como ele deverá ser resolvido.

Loading...

Recuperação lógica de HD

Existem dois tipos de recuperação de HD: A recuperação lógica e a física. Na recuperação lógica, o problema se deve a uma falha no software, em que técnicos geralmente tentam resolver o problema com um scanner de baixo nível para localizar arquivos perdidos. Depois, esses arquivos são copiados para uma mídia, como um CD-ROM, DVD-ROM ou para outro HD. Falha no HD causada por software é mais fácil de resolver quando algumas partes de armazenamento não foram afetadas pelo problema e ainda podem ser recuperadas.

Recuperação física do HD

A recuperação física do HD é relativamente mais difícil se comparada à recuperação lógica. O mesmo processo de scaneamento será feito, além disso algumas partes físicas do HD deverão ser reparadas para que ele volte a funcionar normalmente. O problema está em uma parte idêntica do HD ser usada para repor a parte quebrada, portanto o técnico devera usar um HD novo da mesma marca e com as mesmas especificações para colocar no lugar das peças do disco rígido danificado. O mesmo devera ser feito com as placas de circuitos e componentes. Será preciso também soldar para unir todas as partes.

O ambiente certo para a reparação

Um ambiente limpo garante um bom conserto do HD. Para garantir o ambiente de trabalho ideal, use o "Class 100 Clean Room". Ele mantém o ar puro sem mais do que 100 partículas suspensas com 0.5 mícrons de diâmetro a cada 30 cm³. Esse é o ambiente adequado para se reparar os componentes mais sensíveis do HD.

Tempo de conserto

Geralmente o processo de recuperação lógica de HD leva dez dias. Enquanto o processo de recuperação físico leva de duas a três semanas para ser concluído; quanto à troca de peças, o pedido deve ser feito ao fabricante, caso não estejam disponíveis em uma loja de consertos de computadores.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...