Equipamentos para fazer bijuterias

Escrito por pamela miller | Traduzido por sheila bratti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Equipamentos para fazer bijuterias
Você pode criar lindas bijuterias usando o material adequado (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

As pessoas adornam seus corpos com jóias e bijuterias há séculos. No Egito Antigo, há mais de 5.000 anos, o ouro era o material preferido para criar peças com as quais as pessoas se enfeitavam, como braceletes, adornos para a cabeça e colares. Por volta de 1.400 a.C, na Grécia, o uso de joias era comum, e havia grande variedade de contas e pedras usadas para fazer as peças. Criar suas próprias bijuterias é uma forma de fazer peças exclusivas e personalizadas.

Outras pessoas estão lendo

Arame para bijuterias

Para fazer um colar, uma pulseira ou um lindo par de brincos, você precisa de algo que segure as pedras. Usa-se um arame para bijuterias, que pode ser de bronze, cobre, prata ou ouro. Existem vários tipos de tamanhos disponíveis, relativos à espessura. De acordo com o site Wig Jig [em inglês], os tamanhos mais comuns são 16,18 e 20. Se você quiser fazer uma peça com miçangas ou contas, pode usar um arame 22.

Contas e pedras

Se você quer fazer uma bijuteria que não tenha apenas metal, os enfeites mais comuns são contas ou pedras. É nesse momento que você pode usar sua criatividade e se divertir. Use suas próprias ideias para criar um modelo e escolher as cores. Pedras semipreciosas, contas e miçangas podem ser compradas em lojas de produtos para artesanato ou na internet.

Alicate

O alicate é um item importante em um kit de ferramentas para bijuteria. Com ele, você pode criar curvas e voltas no fio de metal, sem deixar marcas. Existem vários tipos de alicate que podem ser usados, dependendo do seu projeto. O alicate com separador de anel é usado para prender pingentes em anéis. Alicates com amortecedores na ponta são muito usados para fazer bijuterias, porque não marcam o metal e facilitam o manuseio das contas.

Alicates de corte

Usam-se alicates de corte para cortar o fio de arame sem danificá-lo. Existem muitos tipos e de vários preços. Se você trabalha com grande quantidade de bijuterias, vale a pena investir em uma ferramenta de maior qualidade.

Mandril

Algumas miçangas vêm com buracos muito pequenos, o que torna difícil inserir o fio. Nesses casos, você pode usar um mandril para aumentar o furo. Tome cuidado ao usar essa ferramenta, pois a miçanga pode se rachar ou quebrar. O mesmo vale para pedras semipreciosas.

Furador e pinça

Parecido com uma agulha, um furador para bijuterias ajuda a passar o fio por dentro das contas e a fazer nós. Além disso, ele pode ajudar a desmanchar um nó, se você precisar modificar algo que fez. A pinça também é um instrumento importante, pois ajuda a pegar objetos, além de passar o fio por dentro de miçangas pequenas, que são difíceis de segurar.

Ferragens

O termo ferragens, na área de bijuterias, refere-se a ganchos e fechos. Existem muitos tipos que você pode escolher, como o fecho gancho e olho, o fecho mosquetão e o fecho em T. Quando estiver fazendo sua bijuteria, pense no efeito geral que você quer, e então escolha o gancho mais adequado. Por exemplo, muitas pulseiras têm fechos em T.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível