Equipamentos fundamentais para uma sala de aula tecnológica

Escrito por stephanie daniels | Traduzido por artur pflueger
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Equipamentos fundamentais para uma sala de aula tecnológica
O computador é uma peça valiosa de equipamento em uma sala de aula tecnológica (computer image by Orlando Florin Rosu from Fotolia.com)

Uma sala de aula tecnológica vem equipada com equipamento audiovisual, permitindo ao professor e aluno utilizarem várias formas de mídia para se comunicar. Isso muitas vezes inclui um computador, um aparelho de DVD, um projetor de vídeo, um quadro interativo e uma conexão de Internet sem fio. Usar a tecnologia para lecionar, desenvolver habilidades e concluir projetos oferece enormes benefícios para os estudantes, porque muitas vezes aprendem mais sobre os conceitos ensinados em um ritmo mais rápido. Os estudantes também retêm as informações por longos períodos de tempo e podem repetir as habilidades que aprenderam em sala de aula, sem a ajuda de outros. Salas de aula tecnológicas também fornecem aos alunos as ferramentas necessárias para aprender informática e habilidades com tecnologia.

Computador

Cada sala de aula precisa de um computador. Enquanto os computadores tipo desktop normalmente existem neste tipo de sala de aula para os alunos usarem, as salas de aula, muitas vezes, vêm equipadas com plugues portáteis para laptop. Esses plugues permitem a cada aluno trazer um laptop e conectar sua fonte de energia para evitar que falte energia ao laptop. Mesmo que os alunos tenham acesso a desktops, está se tornando cada vez mais comum para os estudantes trazer seus próprios laptops para a sala de aula. O professor pode usar um computador para apresentações em PowerPoint, mostrando certas habilidades que necessitam de um computador e usando exemplos da Internet durante as aulas. Os alunos usam os computadores para tomar notas, praticar um conjunto de habilidades e pesquisar na Internet.

DVD Player

DVD players permitem aos professores exibir filmes, rever as lições e mostrar suas próprias apresentações na sala de aula. Os alunos usam os computadores, filmadoras e outros tipos de mídia para fazer filmes ou apresentações de trabalho. Os leitores de DVD podem exibir arquivos de projetos que os alunos fizeram em casa ou em sala de aula. O uso desse tipo de equipamento dá aos docentes a capacidade de avaliar projetos e trabalhos dos alunos rapidamente.

Projetores de vídeo

Ambos alunos e professores podem utilizar projetores de dados durante as aulas e as sessões de desenvolvimento de habilidades. Um projetor de dados exibe saídas de PC e vídeo e pode projetar lições do computador do professor para a tela, para que todos os alunos na sala de aula possam ver. Projetores substituíram quadros negros e brancos como forma de apresentar informações para os alunos. Como os alunos podem ver o que está no computador do professor, ele deve preparar todo o material com antecedência, em vez de fazê-lo em sala de aula.

Quadros interativos

Quadros interativos eletrônicos são talvez mais conhecido através de suas marcas, como o SMART Board e o Promethean ActivBoard. Usando esta ferramenta, os professores podem apresentar trabalhos, navegar na web, editar vídeos e usar seus dedos ou uma caneta sem fio para fazer anotações na frente da classe. Os professores também podem gravar suas aulas e publicar o material para análise por estudantes em um momento posterior. Apesar dos quadros interativos parecerem difíceis de usar à princípio, os educadores os consideram simples e fáceis de aprender. Os professores frequentemente entregam a caneta sem fio aos estudantes para que eles também possam interagir com o quadro.

Internet sem fio

Internet sem fio é necessária nas salas de aula para que os instrutores e estudantes podem obter informações na internet em todos os momentos. Os alunos podem pesquisar projetos, verificar as informações do professor e verificar as fontes de todas as informações apresentadas em sala de aula. Os professores podem mostrar aos alunos como realizar pesquisas na Internet em sites, revistas acadêmicas online e bibliotecas. Os alunos aprendem como usar a Internet de uma forma acadêmica crítica, em vez de apenas para o entretenimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível