Aumentar a versatilidade do caiaque equipando-o com uma vela permitirá que você use o vento a seu favor em uma longa travessia. Também é possível converter o caiaque em um barco a vela diurno para os dias ventosos. Um dos benefícios é que muitas das bases de mastros podem se desdobrar em plataformas para fixadores de varas. Este artigo concentra-se em um simples kit de navegação de caiaque. Existem sistemas mais elaborados e complicados disponíveis, que incluem barcos de regatas e alguns que permitem que se juntem dois caiaques com uma plataforma, transformando-os em um catamarã.
Instruções
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Leia as instruções que vieram com o kit para familiarizar-se com elas.
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Coloque o caiaque em uma mesa, cavalete ou banco de trabalho e prenda-o para que não balance enquanto você trabalha nele.
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Posicione a base do mastro no convés do caiaque ao longo da linha central a cerca de 60 cm da cabina do piloto. Marque os furos com a caneta marcadora.
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Use o furador manual para criar uma reentrância onde você vai fazer os furos com a furadeira, para que a broca não escorregue. Faça os furos por todo o convés. Passe uma camada de selante marinho em volta de cada buraco.
Aprontando-se
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Coloque a base do mastro no convés, alinhando os furos na base com os furos no convés.
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Coloque os parafusos nos buracos. Se o kit tiver uma bandeja auxiliar, prenda-a na parte de baixo do convés para que os parafusos passem através dos furos na bandeja.
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Passe uma arruela pelo parafuso, depois enrosque uma porca nele. Aperte-o com os dedos. Faça o mesmo com os parafusos restantes.
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Aperte todos os parafusos, começando pelos dois centrais, e depois aperte os dos cantos opostos para aplicar pressão igual na base e no convés.
Prendendo a base do mastro
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Se o kit tiver um grampo para firmar as folhas, posicione-o para que fique fácil de atingi-lo quando você estiver no caiaque. Marque o local com a caneta marcadora.
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Use o furador manual para criar uma reentrância onde você fará os furos com a furadeira, para que a broca não escorregue. Faça os furos com a furadeira por todo o convés.
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Passe uma camada de selante marinho em volta de cada um dos furos.
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Coloque o grampo no convés, alinhando os furos no grampo com os furos no convés.
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Ponha os parafusos nos furos. Passe uma arruela e uma porca nos parafusos e aperte-os firmemente.
Montando o grampo
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O conjunto de mastro tem três partes, duas peças verticais e uma peça em cruz. As peças verticais podem ser compreendidas por duas ou três partes que precisam ser encaixadas. Junte as peças verticais se for necessário.
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Escorregue a parte mais curta da peça em cruz através do casquilho junto com a base da vela.
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Encaixe o mastro; esta é a peça que aperta a vela na base do mastro.
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Escorregue as partes verticais através dos casquilhos ao longo dos lados da vela. Existe um furo em uma das pontas da parte vertical que precisa ficar na base.
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Prenda as partes verticais à peça em cruz, removendo cuidadosamente o parafuso do plugue. O parafuso passa pelo furo na base da peça vertical. Prenda-o sem apertar de volta ao plugue.
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Escorregue o plugue na peça em cruz para que a parte vertical fique apertada nela. Aperte o parafuso que prende as peças na posição. Certifique-se de apertar tanto quanto puder. Faça o mesmo com a outra parte vertical.
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Ponha o mastro na sua base. Ele simplesmente assenta-se na base para ser facilmente removível quando não estiver sendo usado.
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Passe por todas as folhas. Essas são as linhas usadas para controle da navegação. Amarre as folhas ao mastro a cerca de metade da altura e perto do alto da vela.