Mais
×

Por que o trabalho em equipe é importante na sala de aula?

A partir da dinâmica de ensino em equipe professor-aluno e aluno-aluno, o trabalho em equipe está presente em muitas salas de aula desde o ensino infantil até o ensino médio. Experiências positivas de trabalho em equipe ajudam os alunos a aprenderem habilidades sociais, resolução de problemas em equipe e novas opiniões. O trabalho em equipe ajuda os professores a aprender a ser mais efetivos no uso do tempo em sala de aula.

Trabalhar em equipe é essencial para o crescimento social positivo (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Equipe de ensino

Nas equipes de ensino os educadores trabalham juntos para preparar a aula, elaborar lições/atividades e instruir os alunos. Os educadores em uma situação de ensino em equipe aprendem por meio de uma relação de mentor. Um professor mais experiente dá suporte e sugestões para um educador menos experiente, enquanto o novo professor adquire novas perspectivas em sala de aula. Os alunos que utilizam da abordagem de equipe de professores se beneficiam de uma grande quantidade de atenção individual que os professores podem dar. Adicionalmente, os alunos têm um lembrete diário de como trabalhar em equipe, resolvendo conflitos e respeitando as ideias e opiniões alheias.

Trabalho de equipe professor-aluno

Embora os alunos trabalhem de forma independente às vezes, uma dinâmica construtiva em que o aluno e o professor trabalhem juntos para melhorar o processo de aprendizagem no desenvolvimento de habilidades construtivas e acadêmicas. Interações positivas aluno-professor têm efeito duradouro para as crianças, de acordo com a American Psychological Association. Elas incluem desenvolvimento de comunicação, melhorando o crescimento social e um maior desempenho escolar. Ao trabalhar em equipe com um ou um grupo de alunos, os professores facilitam o ambiente no qual as opiniões são importantes, não faltam ideias e o respeito é valorizado.

Trabalho em equipe de alunos

Por anos, a experiência escolar tradicional era conhecida pelo trabalho acadêmico independente como atribuições singulares e testes. Abordagens educacionais contemporâneas dão grande valor à importância do trabalho em equipe entre os estudantes. Incentivar o trabalho em equipe nas sala de aula ajuda alunos de qualquer idade a construir relacionamentos, um melhor entendimento da importância do respeito, aprender que as diferenças podem ser positivas e aceitar novas ideias. Além disso, o trabalho em equipe combate comportamentos sociais negativos e ajudam as crianças a se sentirem confiantes em suas habilidades para resolverem seus conflitos.

Trabalho em equipe para o futuro

As habilidades interpessoais, tais como trabalhar bem em equipe são vitais para o conhecimento do local de trabalho de acordo com o U.S. Department of Labor's Secretary's Commission on Achieving Necessary Skills. Sejam professores trabalhando em equipe para modelar comportamentos positivos ou alunos colaborando em grupos, uma formação de trabalho em grupo desde cedo ajuda crianças enquanto elas crescem e se desenvolvem em adultos. Ensinar crianças a trabalhar em equipe permite que elas adquiram as habilidades que o moderno mercado global exige.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article