×
Loading ...

O que é uma equipe de investigação forense

As equipes de investigadores forenses são formadas por pessoas especializadas em ramos específicos da ciência para reunir e avaliar provas em investigações, geralmente criminais. De acordo com o site All About Forensic Science, cientistas forenses determinam fatos a partir de provas que analisam. Eles não apresentam sua opinião, mas sim os fatos.

Equipes de investigação forense trabalham do lado da lei para reunir provas (police barricade in nyc image by jedphoto from Fotolia.com)

História

A ciência forense teve início na Europa no século 19, quando os investigadores começaram a analisar impressões digitais. Hoje, o FBI tem a maior equipe de cientistas forenses e é o líder mundial em análise e treinamento.

Loading...
Os cientistas forenses analisam impressões digitais encontradas em cenas de crime (finger-print image by S from Fotolia.com)

Especialização

De acordo com o site Mount Holyoke College, existem dez campos básicos em ciência forense: antropologia, entomologia, matemática, enfermagem, odontologia, reconstrução, tecnologia, toxicologia e identificação de impressão latente.

Função

Devido à diversidade de campos na ciência forense, as equipes de cientistas trabalham juntas em cenas de crime. Um cientista pode analisar os padrões de derramamento de sangue enquanto outro joga pó para identificar impressões digitais e coletar amostras. No laboratório, outro cientista pode analisar as amostras para ajudar a eliminar ou identificar suspeitos.

Importância

Nos Estados Unidos, nem todos os membros de uma equipe são considerados peritos aos olhos da corte. De acordo com a American Academy of Forensic Sciences, o perito deve ter instrução formal e vários anos de experiência. Além disso, ele deve ser membro de uma organização profissional e haver publicado um artigo sobre o assunto.

Nem todos os cientistas forenses são peritos (Justice image by MVit from Fotolia.com)

Concepções equivocadas

Embora as equipes comumente estejam associadas a homicídios e à justiça criminal, cientistas forenses também trabalham em empresas analisando questões de informática e dados matemáticos, tais como discrepâncias contábeis.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...