Com não errar: o traje para a festa de fim de ano

Escrito por paula carvajal | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Código de vestimenta para a festa de fim de ano do trabalho

Com não errar: o traje para a festa de fim de ano
Não importa se você vai usar vermelho, verde ou outra cor festiva, escolha algo festivo e de bom gosto (Kevin Winter/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Esta não é a hora para quebrar limites de moda ou ser a pessoa mais moderna. Mesmo sendo época de festa, você ainda quer que seus colaboradores e chefe se foquem no que sai de sua boca e não do seu decote. Use-o adequadamente.

— Clare Mukherjee, estilista e comentarista de moda

Em alguns países, está é a época para gemadas, guerra de bolas de neve e a boa e velha festa de fim de ano do escritório. Apesar de você querer se vestir para impressionar os colaboradores e o chefe, você não deve deixar uma má impressão. Seguindo algumas indicações simples sobre o que fazer e o que não fazer, você pode parecer estilosa, festiva e adequada para o ambiente de trabalho.

Não aqueça a conversa do bebedouro

Com não errar: o traje para a festa de fim de ano
Faça como a Ellen Page e brilhe em um vestido social verde (Kevin Winter/Getty Images Entertainment/Getty Images)

A última coisa que você quer na segunda-feira após a festa de final de ano de escritório é ser o assunto das conversas de bebedouro. Apesar de em grande parte do tempo, brilhar ser algo bom, qualquer recepção envolvendo colegas é tempo de mostrar seu lado profissional, não seu estilo menina festeira.

"Esta não é a hora para quebrar limites de moda ou ser a pessoa mais moderna," diz Clare Mukherjee, estilista e comentarista de moda. "Mesmo sendo época de festa, você ainda quer que seus colaboradores e chefe se foquem no que sai de sua boca e não do seu decote. Use-o adequadamente."

Cortes de decote abertos, barras na altura da coxa e muitos detalhes excessivos são todos gafes quando se trata de festas de escritório.

"O principal é não ser vulgar", diz Keylee Sanders, especialista de moda e fundadora do Style Studio. "Eu sei que as mulheres querem se sentir um pouco sexy, mas quando é seu escritório e seu chefe está lá, você deve ser atenciosa com isso. Nada muito baixo, nada muito curto. Divirta-se, mas definitivamente tome cuidado com o que você revela aos seus colegas de escritório."

Como brilhar adequadamente

Com não errar: o traje para a festa de fim de ano
O terno feminino é um dos maiores sucessos da temporada (Kevin Winter/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Fuja do vestido vermelho clichê, esqueça o xadrez verde e deixe o suéter de Natal para se aninhar em casa na fogueira. A única coisa que deve gritar "fim de ano" é a bengala de doce que você usa para agitar seu martini de hortelã.

"Você nunca erra com um vestidinho preto," diz Mukherjee, um comentarista de moda frequente no programa de TV "How Do I Look?" (no Brasil, "Mude Meu Look"). "Use num comprimento adequado. Você pode adicionar um pouco de personalidade com um sapato colorido ou joias alegres. É uma opção segura e se você quer ser levada à sério, eu recomendo."

Se você não resiste a adicionar mais glamour e destaque ao seu visual, opte por um vestido em uma cor sólida.

"Definitivamente use cores," diz Sanders. "Muitas mulheres usam preto por ser fácil, mas cor é uma coisa muito divertida de se usar. Roxo e azul são ótimas cores para festas de final de ano. Você também pode usar tons de dourado ou algo fabuloso com um pouco de brilho."

Quando comprar seu traje de festa, lembre-se de algumas regras simples: Primeiro, tudo se trata de proporções. Se você decidir por uma barra mais curta, opte por mangas compridas. Se decidir exibir seus braços tonificados, então escolha calças ou saias compridas. E finalmente, encontre um traje que favoreça sua imagem. E Sanders diz: "Só porque não é revelador, não significa que não á bonito."

Se quiser dar um descanso ao vestido, escolha um terno feminino.

"Uma ótima alternativa do vestidinho preto é o terno preto", diz Mukjherjee. "Eu acho que ele adiciona muita força e autoridade ao visual de uma mulher."

Ao usar o terno feminino, certifique-se de que ele veste delicadamente. Mukherjee sugere ir ao seu alfaiate para ter certeza de que o traje acentua suas curvas femininas e não está maior do que o tamanho adequado como os populares cortes namorado. Outro modo de ter certeza que o visual não é muito masculino, de acordo com Sanders, é usar o terno com uma peça feminina por baixo. Algumas ótimas opções incluem uma blusa de renda, uma camisa de seda ou uma regata brilhante de sequine.

"Se você usar algo como o terno preto, você pode ser um pouco mais ousada com o que você usa por baixo já que está bem coberta," diz Mukherjee, que sugere parear o terno com uma fabulosa sandália aberta e pedicure.

Para ambientes de trabalho mais criativos e menos conservadores, Mukherjee sugere um colant inspirado em macacões Studio-54. Esta é uma ótima opção porque se você usá-lo para trabalhar com um blazer, você pode facilmente transformá-lo em um traje de festa horas depois. Apenas troque os sapatos, adiciones joias e aproveite a diversão.

Deixe seus acessórios falarem

Com não errar: o traje para a festa de fim de ano
Uma bolsinha meiga com um toque de brilho adiciona diversão ao visual de festas (Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Só porque é a festa do seu trabalho, não significa que você deve desligar sua personalidade. Use acessórios como um modo de brilhar em seu traje de festa de fim de ano, mesmo que seja um vestidinho preto.

"Se você sabe que tem que trabalhar até tarde e ir direto do escritório para a festa, então vista seu vestidinho preto para trabalhar," diz Mukherjee. "Troque seu sapato preto de trabalho por uma sandália de tiras e salto agulha metálico, adicione um belo cole e bolsa metálica e você está pronta."

A joia definitivamente vai dar volume a qualquer traje sem correr o risco de parecer uma meretriz. Você não precisa vestir camadas e mais camadas de joias, você pode até usar uma única peça marcante.

"Anéis marcantes são sempre modos fáceis e divertidos de adicionar brilho," diz Sanders, que também ama colares de materiais mistos com strass, pérolas e metais. "Anéis de animais com strass e anéis domo são uma tendência e são ótimos para o fim de ano. Eles são fabulosos porque quando você está segurando um drink, apertando a mão de alguém ou, se você é como eu e costuma falar com suas mão, são um ótimo modo de brilhar e se destacar."

Outra troca fácil para adicionar personalidade ao seu traje, diz Sanders, é trocar sua meia calça por um par de meias coloridas ou estampadas para noite. É um modo de chamar atenção para suas pernas sem mostrar muita pele.

Sobretudo

A menos que você viva na sempre ensolarada Los Angeles, você provavelmente precisará de um casaco para se manter aquecida no caminho até a festa. Evite ser um desastre de moda deixando de usar sua jaqueta do dia a dia com seu elegante vestido de festa - esse é o modo mais fácil de transformar seu vestido de festa de glamouroso para monótono.

"Você nunca erra com um casaco de montaria," diz Sanders. "Eu finalmente investi em casaco impermeável e o visto o tempo todo. É muito elegante."

Mukherjee diz que ama usar um terno branco ou preto por cima de seu vestido de festa. Para melhorar um pouco mais, se for um evento mais casual, ela sugere uma jaqueta de couro enrugado.

Para um evento mais formal, Sanders sugere um casaco de lã longo, de pele falsa ou uma capa moderna. Sua preferencia de estilo é manter a barra da sua camada de cima no mesmo comprimento ou maior que a do seu vestido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível