O que é um erro constante?

Escrito por david dunning | Traduzido por erika f curto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um erro constante?
Um erro constante introduz um desequilíbrio sistemático em resultados experimentais (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Em um experimento científico, um erro constante, também conhecido como um erro sistemático, é uma fonte de erro que faz com que as medições desviem-se de forma consistente de seu verdadeiro valor. Ao contrário dos erros aleatórios, que fazem com que as medições desviem-se em quantidades variáveis, para valores maiores ou menores do que seus verdadeiros valores, os erros constantes causam a mesma quantidade de desvio em uma única direção.

Outras pessoas estão lendo

Identificando

Os erros constantes são difíceis de identificar, pois continuam inalterados, considerando, logicamente, que as condições experimentais e o instrumento continuem inalterados, independentemente de quantas vezes repita-se o experimento. Além disso, apesar de erros constantes introduzirem um desequilíbrio constante nos dados do meio experimental, nenhuma análise sistemática de dados pode detectar um erro constante.

Eliminando

Os erros constantes podem ser identificados e eliminados de diversas formas. Caso compare seus resultados experimentais com outros resultados obtidos por outra pessoa, usando um procedimento diferente, ou um equipamento diferente, talvez seja possível descobrir que um erro constante torna-se aparente. Da mesma forma, talvez seja possível descobrir que ajustar, ou calibrar seu procedimento ou equipamento, ou ambos, seja necessário para obter os resultados desejados para o procedimento. Dentro de certas condições, o próprio instrumento de medição pode alterar a quantidade física que precisa ser medida. Caso tenha conectado um voltímetro, um dispositivo para medição das diferenças de potencial entre dois pontos, para um circuito carregando uma baixa corrente ou alta tensão, ele se tornará o componente principal do circuito, e afetará a medição da voltagem.

Medições precisas x exatas

Note a diferença entre uma medição precisa e uma medição exata. Um instrumento ou um recipiente com divisões incorretas ou graduadas em sua escala de medição, irá fornecer uma medição precisa, mas uma com erros constantes causados por imprecisão de graduações. Esse tipo de erro constante pode ser eliminado ao realizar o procedimento experimental em uma quantidade de referência, para a qual o resultado exato já seja conhecido, e aplicar qualquer correção necessária para quantidades desconhecidas.

Erro de zero de escala

Alguns tipos de equipamentos de medições, entre eles amperímetros, voltímetros, cronômetros e termômetros, podem sofrer de um tipo específico de erro constante, conhecido como um "erro de zero de escala". Um amperímetro, um dispositivo para medição da corrente elétrica em amperes, teoricamente deveria ler exatamente zero, quando nenhuma corrente estiver fluindo; na prática, porém, o dispositivo pode ter uma leitura ligeiramente superior ou inferior. Este tipo de erro constante é fácil de corrigir, pois mesmo que o equipamento não possa ser zerado, o erro zero pode ser adicionado ou subtraído de quaisquer medições subsequentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível