Erro de DNS do Windows: Falha permanente ao enviar e-mails

Escrito por keith evans Google | Traduzido por thiago andre scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Erro de DNS do Windows: Falha permanente ao enviar e-mails
Os servidores DNS traduzem os endereços de e-mail, em texto, para endereços IP, que são entendidos pelo computador (Chad Baker/Photodisc/Getty Images)

O e-mail serve para diversos fins, tanto de negócios quanto pessoais, então os usuários podem se frustrar rapidamente quando a entrega de alguma mensagem falhar. Como os endereços de e-mail costumam usar texto puro, e não os endereços IP que são entendidos pelos computadores, o serviço de nome de domínio que traduz o destino do e-mail em um endereço IP tem um papel fundamental na entrega de e-mails.

Outras pessoas estão lendo

Função

Quando um usuário envia um e-mail utilizando um endereço de e-mail em texto puro, o programa de e-mail usa o protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol, Protocolo Simples para Transferência de E-Mails) para enviar a mensagem para um servidor na internet. O servidor analisa o endereço do destinatário e traduz o nome do domínio, que é a parte do e-mail que fica depois do arroba (@), para um endereço IP numérico. Para isso, ele se comunica com um ou mais servidores de nome do serviço de nomes de domínio (Domain name service, DNS), que mantêm as listas de nomes de domínio e seus endereços IP associados. Após a transformação do nome de domínio em um endereço IP, o servidor de e-mail cria um caminho até a máquina de destino e passa a mensagem para o próximo computador do caminho.

Erros

Em alguns casos, o aplicativo de e-mail do usuário pode retornar o erro "Erro de DNS: Falha permanente ao enviar e-mail" se ele não conseguir transformar o nome de domínio em endereço IP. Este erro pode ocorrer devido a um erro de digitação, pois pode ter sido inserido um nome de domínio que não existe. Este erro também pode aparecer se os servidores DNS da rede estiverem fora do ar ou não existirem ou não responderem à solicitação do servidor de e-mail. Em alguns casos, os usuários podem receber a mensagem "Erro de DNS: Falha permanente ao enviar e-mail" se o nome de domínio existir, mas ainda não tiver sido propagado aos diversos servidores DNS ao redor do mundo.

Falha permanente

Em muitos casos, os servidores de e-mail fazem diversas tentativas de entrega de um e-mail, mesmo se encontrarem um erro. Tentativas adicionais de entrega de e-mail podem ser benéficas se o domínio do destinatário não tiver sido propagado a todos os servidores DNS, ou se os servidores DNS do sistema de e-mail estiverem temporariamente fora do ar. Quando um servidor de e-mail encontra um problema temporário, conhecido como erro leve, o remetente pode receber um aviso de erro, informando sobre o atraso temporário na entrega da mensagem. Quando o servidor de e-mail esgota todas as suas tentativas ou encontra um erro grave durante a resolução de nome de domínio, o destinatário pode receber uma mensagem indicando uma falha permanente. As falhas permanentes significam que o servidor de e-mail não fará mais tentativas de traduzir o endereço de e-mail do destinatário, e o computador de destino não receberá o e-mail.

Considerações

Os usuários que receberem a mensagem "Erro de DNS: Falha permanente ao enviar e-mail" devem verificar cuidadosamente o endereço do destinatário, confirmando ainda que o endereço foi escrito corretamente. Os remetentes também devem verificar o domínio do endereço de e-mail, assegurando-se de que não aparece .com se o e-mail deveria ser .org, .net ou .co. Como o erro "Erro de DNS: Falha permanente ao enviar e-mail" indica que o servidor de email não fará mais tentativas de entregar a mensagem, os usuários podem tentar enviar novamente o e-mail, ou enviar a mensagem a partir de outra rede, através de outro servidor de e-mail.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível