Erro SMTP: Moodle não pôde conectar-se ao servidor

Escrito por tiesha whatley | Traduzido por caio amorim
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Erro SMTP: Moodle não pôde conectar-se  ao servidor
Moodle envia e-mails automáticos quando usuários se inscrevem nos cursos (email image by makuba from Fotolia.com)

O Moodle é um script PHP que permite a você criar ambientes de classe e curso online. Quando você está definindo as configurações do Moodle depois de instalá-lo, você fornece um servidor de e-mail ou um host SMTP para enviar e-mails para seus usuários, instrutores e alunos. Um erro SMTP (Não foi possível conectar ao servidor) aparece quando o script tenta enviar um email aos usuários e existe algo errado com as configurações de saída de e-mails. Verifique ou altere as configurações do servidor SMTP para consertar este erro.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Entre na área de administrador de seu site Moodle. Vá para a pasta em seu servidor onde fica a instalação do Moodle. Se ele estiver instalado no diretório raiz, apenas vá para o website; por exemplo, www.mysite.com. Se ele está localizado num subdiretório, digite o caminho completo da pasta na barra de endereço de seu navegador; por exemplo, www.mysite.com/courses. Clique em "Login" (Entrar) no canto superior esquerdo. Na próxima janela, digite seu nome de usuário administrador e a senha e clique em "Login" (Entrar). Você será automaticamente redirecionado para a área de administrador do site que você tem acesso.

  2. 2

    Clique em "Server" (Servidor) e então em "E-mail" no menu localizado na parte direita. Na caixa "SMTP" (servidores SMTP) digite o nome completo de seu servidor SMTP. O formato é geralmente mail.mysite.com ou smtp.mysite.com. Para uma conta Gmail, é smtp.gmail.com e para o Yahoo é mail.yahoo.com. Verifique com sua empresa de hospedagem web para descobrir qual o endereço SMTP completo.

  3. 3

    Digite o nome de usuário e a senha para a conta nas caixas "SMTP username" (usuário SMTP) e "SMTP password" (senha SMTP).

  4. 4

    Clique em "Save Changes" (Salvar Alterações) na parte inferior da tela. Clique em "Users" (Usuários) e então em "Bulk User Actions" (Ações de usuário em massa). Clique nos usuários para os quais você quer enviar e-mail na lista de "Available Users" (Usuários disponíveis) e então clique em "Add to Selection" (Adicionar à seleção). Ou, você pode clicar em "Add All" (Adicionar Todos) para adicionar todos os usuários à lista "Selected" (Selecionados). Clique na seta deslizante na base, ao lado de "With selected users..." (Com usuários selecionados...) e então clique em "Add/Send Message" (Adicionar/Enviar mensagem) para enviar um e-mail para os usuários e assegurar que o problema com suas definições de SMTP está resolvido.

Dicas & Advertências

  • Moodle às vezes tem problemas para enviar mensagens para contas de e-mail gratuitas (Gmail, Yahoo, etc.) então você pode precisar usar uma conta diferente para consertar o erro.

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