Erros em experimentos de titulação

Escrito por michael e carpenter | Traduzido por luiz neves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

De acordo com a Purdue University, "uma titulação é uma técnica em que uma solução de concentração conhecida é usada para determinar a concentração de uma solução desconhecida". A solução de concentração desconhecida é introduzida em um volume específico através de uma bureta ou pipeta. Indicadores são usados para determinar quando a reação chega ao fim. As descobertas da titulação nem sempre são precisas. Erros de medição são comuns e ocorrem por várias razões.

Outras pessoas estão lendo

Erro do ponto de parada

O ponto de parada de uma titulação é quando a reação entre as duas soluções termina. Os indicadores, que mudam de cor para indicar quando a reação acabou, não mudam instantaneamente. No caso da titulação ácido-base, o indicador pode primeiro ficar com coloração mais clara antes de mudar completamente. Além disso, cada pessoa percebe as cores de maneira levemente diferente, o que afeta o resultado do experimento. Se a cor muda pouco, muito do titulante, que vem da bureta, pode ser introduzido na solução, alterando os resultados.

Má leitura do volume

Em uma titulação, é vital ter o volume exato de titulante sendo introduzido na solução desconhecida. As marcações na bureta são facilmente mal interpretadas. Uma forma de interpretar mal o volume é olhar a medida por um ângulo. Se vista de cima, tem-se a impressão de que o volume é menor. Se visto de baixo, ele parece maior. Outra fonte de erro é olhar a medição de um ponto errado. Uma solução forma uma curva côncava, e a parte de baixo da curva é usada para medir o volume. Se a leitura é tomada por uma seção mais elevada da curva, a medida de volume está errada.

Concentrações

Existem vários erros relacionados a concentrações das substâncias sendo tituladas. Os erros já podem começar com uma concentração errada. Isso pode ocorrer porque o titulante se decompõe ou evapora com o tempo. A solução pode ter sido preparada incorretamente, ou outros itens foram introduzidos nela, como o uso de equipamento sujo que afeta os níveis de concentração. Limpar os equipamentos com a solução errada também pode afetar as concentrações das soluções a serem testadas.

Usar o equipamento incorretamente

A pessoa deve seguir as instruções estritamente para manusear todo o equipamento durante o experimento. O menor deslize pode criar erros nas medições. Por exemplo, agitar um frasco pode resultar em perda de solução, e isso afetará os resultados. Outros erros incluem o não enchimento correto da bureta, o que pode causar bolhas de ar e afetar o fluxo de titulante.

Outros erros

Uma grande quantidade de erros pode ocorrer durante uma titulação, sejam eles cometidos por humanos ou equipamentos. Erros humanos incluem o uso de reagentes errados ou da quantidade errada de indicator e material de lavagem depois da transferência da solução. Os erros de equipamento tipicamente ocorrem na bureta, que pode desenvolver vazamentos com o tempo. Mesmo uma pequena perda de fluido afetará os resultados da titulação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível