O que fazer quando uma erupção de pele aparece no rosto?

Escrito por alexis writing | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer quando uma erupção de pele aparece no rosto?
Creme de hidrocortisona é eficaz no tratamento da maioria das erupções de pele (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Uma erupção facial pode ser uma manifestação de mudanças nas condições da pele. Erupções cutâneas frequentemente aparecem como inchaços ou como manchas vermelhas e inflamadas na pele; em alguns casos, podem secretar pus. Elas podem ser causadas por muitas condições, como eczema, granuloma anular e líquen plano. Uma erupção também pode ser causada por uma reação alérgica, estresse ou exposição a substâncias tóxicas, como o cloro. Algumas pessoas, especialmente as que vivem em países frios, podem desenvolver uma erupção se forem subitamente expostas ao sol.

Outras pessoas estão lendo

Primeiros passos

Assim que a erupção aparecer, lave o rosto cuidadosamente com água fresca, certificando-se de que tanto suas mãos quanto a água estão limpas. Não use sabonete, se for possível que você tenha tido uma reação alérgica ao produto, ou use um sabonete bem suave. Seque o rosto gentilmente.

Pegue um pedaço de algodão limpo. Aplique uma pequena quantidade de creme. O creme anti-coceira de hidrocortisona é uma substância testada e bem aceita para coceiras faciais. Existem dúzias de marcas de creme de hidrocortisona no mercado, assim como fórmulas genéricas disponíveis. Aplique o creme sobre a área afetada e lentamente comece a fazer movimentos circulares com o algodão. Isso garante que a substância curativa chegue à erupção e penetre a pele. Isto é importante, já que uma fricção superficial provavelmente não vai produzir bons resultados. Faça isso por alguns segundos e repita o procedimento tantas vezes quanto for confortável para você.

Lave o rosto novamente com água limpa para enxaguar a hidrocortisona. Depois lave o rosto usando sabonete.

Lave & espere

Depois de limpar a pele, espere várias horas para determinar se a erupção diminuiu. Evite coçar ou tocar o rosto durante este tempo, já que sujeira ou óleo das suas mãos poderiam fazer a erupção piorar. Se você sentir algum desconforto, aplique um pano úmido ou mais creme de hidrocortisona ao seu rosto. Se você achar que a erupção foi causada por uma reação alérgica a uma fonte interna ou externa, evite a substância que inicialmente causou a erupção. Se ela começar a piorar ou se espalhar, ou se você tiver urticária, dificuldade para respirar ou falta de ar, consulte um médico imediatamente para garantir que uma reação alérgica não está causando tanto a erupção quanto os demais sintomas. Reações alérgicas não tratadas podem ser fatais.

Visite um dermatologista

Se a sua erupção não desaparecer depois de dois ou três dias, se ela se espalhar ou se tornar dolorosa demais para tratar, visite um dermatologista. Alguns problemas de pele, como eczema ou rosácea, podem causar erupções que são exacerbadas pela hidrocortisona e requerem tratamento especializado. Se você suspeitar que sua erupção é causada por uma doença séria, um dermatologista ou outro médico vai precisar diagnosticar a causa subjacente da erupção para ajudar a tratá-la.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível