Ervas que contem saponinas

Escrito por stephanie mitchell | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ervas que contem saponinas
Grãos de soja são ricos em saponinas (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

As saponinas tem várias aplicações, são usadas desde a fabricação de sabão até o tratamento de câncer. As ervas que contem saponinas agem como remédios naturais para várias doenças, incluindo colesterol alto, e a indútria farmacêutia está desenvolvendo drogas específicas para cada uma a partir desses componentes. Uma dieta rica em saponinas em níveis naturais, além de saudável é saborosa.

Outras pessoas estão lendo

Química

As saponinas são um tipo de composto encontrado em algumas ervas, alimentos, plantas do deserto e algumas criaturas marinhas, incluindo estrelas-do-mar e pepinos do mar. Elas são compostas de esteróide, alcalóide ou moléculas de açúcar e triterpeno juntas, e são conhecidas pelas suas propriedades espumantes. As saponinas são surfactantes, o que quer dizer que elas se unem quimicamente tanto ao óleo quanto à água, e essas reações criam uma espuma espessa. Surfactantes, como as saponinas, são os ingredientes ativos do sabão.

Ervas que contem saponinas
As saponinas e outros surfactantes são usados no sabão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ervas

As ervas que contêm saponinas incluem ginseng, fenacho, alfafa e páprica. Algumas outras plantas comestíveis contém saponinas, como aspargo, agave, grãos de soja, cebolas vermelhas e grão-de-bico.

As saponinas geralmente contêm uma alta concentração de açúcares, portanto algumas variações podem ser muito doces. Elas são usadas tanto como adoçantes quanto para o benefício da saúde. Se ingeridas em doses grandes, as saponinas podem ter efeitos colaterais nocivos, mas elas são inofensivas na concentração encontrada na natureza.

Ervas que contem saponinas
A páprica contem saponinas (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Saúde

As saponinas são usadas medicinalmente como antibióticos e no tratamento do colesterol alto. Elas se unem às moléculas do colesterol durante a digestão, fazendo com que o corpo então não possa absorvê-lo; são usadas também na prevenção de doenças cardíacas devido à esta propriedade. As saponinas são úteis também contra o câncer, principalmente os de sangue e pulmão. Elas também agem como fortalecedores da imunidade. Quando administradas através de vacinas, as drogas à base de saponina podem ajudar o corpo a combater infecções, tornando as vacinas mais eficazes.

Ervas que contem saponinas
As saponinas são usadas em remédios para doenças cardíacas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Outros usos

As propriedades espumantes das saponinas fazem com que elas sejam úteis em vários aspectos não medicinais. A espuma no refrigerante de gengibre, por exemplo, é feita de extratos de iúca que contem saponina. Batons e outros cosméticos também usam saponinas, que são também comuns em xampus. As saponinas também são úteis nos processos de separação de minério, na indústria mineral e também são usadas para fazer filmes e papéis fotográficos. Saponinas matam lesmas, então elas também estão presentes em alguns pesticidas.

Ervas que contem saponinas
A espuma do refrigerante de gengibre é feita usando saponinas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível