Ervas que tingem cabelos loiros

Escrito por giselle diamond | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ervas que tingem cabelos loiros
Há muitas ervas que tingem cabelos loiros (tignasse blonde image by bacalao from Fotolia.com)

Mesmo que a busca constante de um mundo ligado em moda faça com que as pessoas experimentem mudanças na aparência natural, muitas tintas de cabelo comerciais podem causar efeitos adversos em seu cabelo, seu corpo e possivelmente até em seu bebê durante a gestação. Para evitar surpresas desagradáveis em experimentos de pintura de cabelo, é uma boa ideia testar as mudanças antes em uma mecha, tenha ela vindo do último corte de cabelos ou de um cacho cortado próximo ao pescoço. Além de tingir o cabelo, alguns dos tratamentos a seguir podem reforçar ou reparar cabelos danificados.

Outras pessoas estão lendo

Tinturas escurecedoras

A hena dá aos cabelos mais claros uma cor vermelha profunda e rica, ou uma tintura mais sutil para loiros mais escuros. Usada durante séculos por pessoas vivendo em baixas latitudes, a hena vem das folhas da plana Lawsonia inermis. Facilmente disponível em muitos tons na maioria das lojas de alimentos naturais, é possível misturar outras ervas com a hena para obter diversas variações. As cascas de noz dão uma tintura mais envolvente e menos previsível. Arranque as cascas de noz de nogueiras negras ou de variações locais, ou compre-as de sua loja de alimentos naturais preferida. Tome cuidado ao lidar com as cascas, pois elas podem manchar suas mãos e roupas. Ambas as tintas são transformadas em pasta e aplicadas similarmente a outras tintas de cabelo comerciais. Durante a aplicação, calor e tempo permitem que a tinta penetre profundamente nos fios de cabelo, o que resulta em uma coloração semipermanente.

Ervas que tingem cabelos loiros
A hena não serve só para pintar a pele (henna hand design and bouquet image by Gina Smith from Fotolia.com)

Lavagens escurecedoras

Muitas ervas podem ser usadas para escurecer cabelos loiros em tratamentos progressivos -- uma opção menos drástica do que as expostas acima. Todos os produtos deste gênero são feitos com extratos aquosos dos taninos, flavonoides e outros compostos da planta que se ligam ao cabelo. As lavagens requerem diversas aplicações para alcançarem um efeito significativo: fazê-las progressivamente (durante várias semanas) permite ajustes do tom desejado. Ainda que muitas vezes preferida por morenas, a sálvia pode ser usada para cabelos loiros mais escuros, e é muitas vezes misturada com alecrim para tratar cabelos brancos. Açafrão, calêndula e casca de amieiro também escurecem cabelos loiros. Cúrcuma resulta em uma tinta avermelhada mais forte quando usada da mesma maneira. Todas as lavagens acima desbotarão com o tempo e lavagens regulares. O retoque periódico mantém a cor e permite flexibilidade nos tons.

Ervas que tingem cabelos loiros
Lavagens com ervas podem tingir cabelo loiro (herbs & spices image by JulianMay.co.uk from Fotolia.com)

Lavagens clareadoras

Camomila, flores de verbasco e flores de giesta amarela podem ser usadas como extratos à base de água. O suco de limão, seja usado sozinho ou em companhia de outras ervas, clareia o cabelo de maneira similar ao peróxido de hidrogênio, mas menos drasticamente. Uma decocção (extrato à base d'água) de raiz de ruibarbo também pode ser usada. Palha de aveia também serve como lavagem clareadora. Para todos os tratamentos, exposição ao sol (com a lavagem ainda no cabelo) ajuda no processo de clareamento. Uma vez clareado, o cabelo precisará crescer novamente para recuperar sua cor natural.

Ervas que tingem cabelos loiros
Algumas ervas podem clarear o cabelo (beautiful blonde image by T.Tulic from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível